segunda-feira, 28 de abril de 2014

QUASE UM POEMA DE AMOR

by Rosana Souza - SC


Quase um poema de amor

I


Lembro  ainda tuas primeiras palavras em minha direção,
então sorri por dentro,
como se alguém estivesse perdido no deserto,
com muita sede,
e de repente  alguém lhe dá um copo cheio de palavras, que bebo ávido, 
como se o mundo fosse acabar...
adora assim,
mudos entre as paredes que nos prendem
e o ar nos separa.
Silêncio.
Alguns sorrisos involuntários selavam nosso companheirismo acidental,
mas eu já gostava antes.
Abismo.
Quando tentei tocar tua mão, 
senti calafrios...
quando busquei teu olhar,
paralisei.
Tua voz ecoava nos meus ouvidos e na minha alma,
mesmo quando não estavas mais presente, 
e eu sorria
no escuro de meu quarto,
embaixo dos cobertores...

II


Mas não resisto tuas costas,
eu olho e desejo e sonho,
mas não cruzarei mais meu olhar com o teu,
pois pertencemos a tribos distintas.
Sei que mato este amor,
mesmo antes de nascer,
aborto também minha vontade de amar e ser amado,
pois nossos mundos
pertencem a dimensões diferentes
e caminhamos parta lados opostos
onde estaria uma suposta
felicidade a dois.

by Jair Machado Rodrigues  




19 comentários:

  1. Não, não é "quase", Jair, é sim um poema de amor. Saiba, quando duas pessoas realmente se amam, não existe o impossível. Diferença social, já era.
    Um beijo, querido amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Shirley pela carinhosa vista e doce comentário...este é o xis do poema, quem ama e quem é amado ou quem não ama e quem não é amado, ou , e , neste caso, o que me levou a escrever ou exteriorizar um sentimento possível que senti ou quase...mas existe amor, talvez não o amor sexual, mas um amor de companheirismo, mesmo não se tendo planejado. Adorei tua visita querida poeta Shirley. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. onde existe o sentimento tudo torna-se possível querido ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei e amigo Bratz, estava sentido tua falta, mas também né, eu ,apesar de estar sempre de olho no teu blog, fico meio intimidado às vezes para comentar, tantos são teus comentaristas fiéis e aparentemente intimos, fico meio, enfim...sinto que aflora algo bom no meu coração, não diretamente para alguém, se bem que existem rs, mas ponderar para não cair nas armadilhas, cada vez mais frequentes, dos relacionamentos, tou meio platônico, mas está sendo bom, pelo menos saí daquela vibe dos últimos posts rs...e aos poucos vejo algo logo ali, não sei se meu amor, mas pode ser eu em estado de graça, de bem comigo, me amando...mas estás certo meu amigo, onde tem sentimento as possibilidades se multiplicam...Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  3. Belo poema, Jair. E como diz Vinicius: "A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros na vida". Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta Fabio Murilo, as palavras de um grande poeta que és me deixam lisonjeado...a citação do POETINHA Vinicius enriquece mais este post poema, assim como tuas palavras muito estimado amigo...encontros e desencontros, eis do que é feita a vida. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Que beleza de palavras! Acho muito bonita a sua sensibilidade para expressar o que sente de maneira poética (:
    muito obrigada pelas visitas sempre e pelo carinho.

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi menina Hellz, gosto de te ver aqui...obrigado pela gentileza de tuas palavras, acho que vou sempre por este caminho, tento pelo menos, deixar a sensibilidade ser eu e eu ser ela, quando escrevo, ou tento rs, mas o fato de leres algo que escrevi já me deixa lisonjeado, muito obrigado menina Hellz. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Que lindo... Estás escrevendo muito bem Jair!
    Palavras que traduzem um sentir profundo...
    Vou usar um verso meu para completar o comentário...
    ...
    Eu só não preciso explicar,
    o meu jeito que é teu,
    da minha alma que sonha,
    sem querer entender
    de amar só por amar,
    de amar até morrer...

    Rosana Souza

    Um grande abraço e um beijo azul :) Agradeço teu carinho em usar a imagem da árvore!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que saudade minha poetinha de chegar aqui no blog e te encontrar, isso é tão bom, me faz tão bem, e chegas me agradando e muito com teu poema que completa e eleva o sentimento que por acaso me permiti ao escrever este poema que postei. É bom demais ter teus poemas, tuas palavras embalando minha vida, iluminando meu caminho, fazendo com que eu veja esperança, pois os amigos de verdade existem mesmo, e te ter como amiga é uma dádiva.
      A fotografia é encantadora, meu Deus, só Deus mesmo, uma bela árvore sobre uma pedra, e é pura vida. Sinto-me abençoado, minha amiga, pelas palavras, pelo presente, pela lembrança e carinho que tens comigo. Obrigado. Todo meu carinho meiu respeito e meu abraço.

      Excluir
  6. Mas esse Jair está inspirado, hein?!? Como de costume, claro! Lindo, queridão! Quisera eu ter a tua intimidade com a delicadeza das palavras! ;) Hugzão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precioso amigo Fred, que delícia de palavras, muito obrigado, o que me inspira são blogues como o teu que me divertem, às vezes babo (faz parte rs) e fazer parte daquela legião de fiéis que tu tens me enche de orgulho, pois tu é muito fofo e atencioso, e eu me sinto querido por ti, e isso não tem preço, porque sabemos que o bem querer de hoje nem sempre é verdadeiro, obrigado amigo por tua amável presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. O (sincero) bem-querer é o que realmente conta nesses dias de hoje, né? E vc bravo? Não creio! Heheheh! Hugzão, man!

      Excluir
  7. Esta postagem dá uma sensação de leveza, de aceitação, de viva a vida! O belo tomou o lugar da tristeza! Olalá! Salve.
    Muito significativo teu texto. Tipo um hino ao amor.
    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, acabei de vir do teu blog, e tenho esta agradável surpresa...que bom que percebeste, eu realmente estava afundando numa dor sem fim, é minha cara, mas a leveza é necessária, e o amor sempre nos salva, seja ele intimo ou fraternal, e cuidado, este que sinto dos amigos que aqui chegam, como tu Tais, que sempre me deixa palavras de esperança, sempre me estimulando a viver, a ser feliz, obrigado amiga. Todo meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  8. Jair, Jair!!
    Que delícia vir aqui e encontrar tão lindas palavras, meu eterno amigo!
    As saudades são tão grandes de ti, meu querido, que chegam a doer...''menino dos olhos de Deus''!
    Tenho andado às voltas com o Facebook e deixei de lado um pouquinho os blogs, por isso a ausência. Mas hoje (ontem) reativei meu Anjo de Prata, e lembrei-me primeiramente de ti!!
    Fiz uma pequena chamada no FB para os amigos de lá também...
    Mas, quero, espero, exijo (rs) sua doce presença lá, combinado?
    Um forte abraço para ti, cheio de carinho!

    Em tempo: Parabéns, Jair, pois teu poema me dá a certeza de que agora há um fio de luz, de esperança e de alegria dentro de você!!! Estou certa?
    E como isso me acalma!
    Como isso me faz bem!
    Já houve um tempo que, se não morássemos tão longe um do outro, acho que cheguei a te revelar, teria ido - sem hesitar - te oferecer meu ombro pessoalmente!...
    Viu como te gosto tanto? Ah, Você sempre soube disto, não preciso repetir...rs
    Deus te dê a paz verdadeira, é o que mais peço a Ele por ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha doce amiga prof. Graça, que iluma este bloguinho com a presença, que me enche de orgulho, pois nossa amizade transcende o tempo internético rs, o nosso respeito é mutuo e isso dá longevidade a esse nosso bem querer...eu sou um sem face ( não simpatizo muito com esta ferramenta, mas admiro os que gostam e quando é possível, gosto de dar um rolê por lá, mas só.)Que bom que voltas aos teus blogs, sempre tão úteis e criativos e gostosos de acompanhar e comentar rs.
      Realmente querida amiga, parece que saio de um furação depressivo, embora não seja o ser mais feliz do mundo, mas preciso aprender a dosar, nem tudo é ruím, nem tudo é bom, façamos as melhores escolhas, mas quanto ao que exteriorizo, confesso que me sinto mais leve, embora seja quase um poema e não um poema de amor, mas de qualquer forma me deu mais leveza, embora a vida grite que não...sei bem deste teu poder de pegar no colo os amigos que sofrem, quantas vezes me salvaste de mim mesmo através do blog ? Isso não tem preço, só por Deus, nós, eu o menino dos olhos Dele e tua a menina dos olhos Dele. Que Deus continue nos abençando. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  9. Palavras doces e sublimes, dá até vontade de ter um amor desses.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amor Dani, é sublime, eu também fiquei com vontade de ter um amor, acho que por isso brotou este poema rs, porque para mim a cumplicidade é maior que ato sexual, que se valoriza tanto numa relação, o companheirismo,a amizade e a confiança, mas estamos na vida, e com ela tudo é possível, ela pode nos levar para junto do ser amado, mas pode nos deixar a quilometros de esquecimento de distância...obrigado por tua carinhosa presença.
      Amei o poema postado no teu blog, genial, aquele sim, não desmerecendo o meu, afinal é minha cria, mas o teu é soberbo, parabéns. Carinho respeito e abraço.

      Excluir