quinta-feira, 5 de março de 2015

PRESENTE



"Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso."  Mateus, 11


 
 
Igreja da Matriz - Rio Pardo 

          Vinha com um sorriso nos lábios, eu estava saindo da Igreja e ele entrando, sempre saio feliz e em paz comigo e o universo, então percebi uma leve luz sobre aquele homem, poderia ter sido reflexo do imenso Sol que se abria naquela manhã. Coloco a mão no bolso e percebo que esqueci o celular, pois sempre desligo quando estou na Igreja. Esqueci no banco. Volto. Na entrada da vejo aquele homem que passou por mim, de braços aberto no altar, me parecia soluço vendo de onde estava, seus ombros balançavam, acho que chorava. Me aproximei, encontrei meu celular, então pude ouvir, entre uma lágrima e algum soluço, ele dizia, agora de joelhos, com os braços ainda estendidos como se estivesse recebendo algo:
           Meu adorado Deus, hoje passei a maior aprovação de minha vida, não era para estar aqui agora e sim debaixo da roda de um carro, no fundo do rio, ou uma bala na cabeça, eu teria me matado meu Deus, não fosses Tu. Há muito tempo quase perdi a razão, perdi muitos amigos quando souberam de minha doença mental. Não tenho família, sou só, tenho meu trabalho, uma casa com um pequeno quintal onde gosto de plantar e criar galinhas. As galinhas morrem de velhas, e sempre colho exatamente o que vou comer, sem desperdício. Cheguei neste lugar há algum tempo. Os remédios que tomo para controlar as vozes más que me sopram aos ouvidos este desejo insuportável de morrer. Lembro de ter acordado um dia, numa clínica e iniciei longas conversas com os médicos, até que me deram alta, e não havia ninguém para me levar para casa...depois o Senhor sabe, passou a cuidar de mim, aqueles médicos e enfermeiros também. Cheguei até aqui, sob controle, orando, sempre te buscando e sempre sentindo tua presença. Mas isso não me aproximou das pessoas, nunca entendi o que elas querem, nunca entendi porque fui abandonado por anos num manicômio por minha família e nunca mais soube deles, mas não os odeio, eu sobrevivi, graças a Ti Senhor...porque aquela pessoa me disse aquelas coisas horríveis, nunca fiz nada de mal para ela, já trabalhávamos juntos neste emprego por mais de dez anos. Porque ele é tão infeliz e desconta em mim, ele tem família, esposa, filhos, uma vida aparentemente com fartura. Porque ele me odeia tanto? Porque ele me disse isso, agora, na minha cara ? Mas estou aqui para te agradecer, havia esquecido de tomar meu remédio nesta manhã, e me mantive calmo, senti paz no meu coração mesmo no momento que poderia te-lo agredido, ou ter saído correndo, ter surtado e voltar para a clínica...mas meu Deus, apenas disse que sentia muito, pois gosto dele, e me calei...agora estou te agradecendo mais esta graça, esta paz que plantou em meu coração para sempre...
          Peguei meu celular, fiz o sinal da cruz e ao sair, ainda olho para ele, que continuava ali, com aquele sorriso no rosto agradecendo, agradecendo, agradecendo...então entendi os braços estendidos, Deus o estava servindo de amor.
 
 

 

22 comentários:

  1. Que lindo momento assististe e que bom que ele soube agradecer e tudo soube enfrentar!

    Lindo e reflexivo post! abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorável Chica, preciso te dizer, o que escrevo é da alma, do meu cérebro, de uma vontade e do que acontece comigo, daí minha necessidade de escrever e exteriorizar, às vezes algo de dor, então vou escrever uma idéia e sai algo, por vezes o oposto do que pensei ( e normalmente eu gosto do resultado, mas enfim). a igreja é real, frequento ela, não em missa, mas a histórinha é meio ficcional, mas a fé esta ali, a minha fé, eu sou o que sai, e sou também o que ora e agradece ,bem, os mitovos, estes sim são ficção entre áspas, pois minha relação com o espiritual é verdadeiro e forte...acho que foi minha forma de agradecer, no que em tese é meu, na minha página na web...mas é maravilhoso ouvir um comentário assim, de tua iluminadora visita, obrigado querida amiga Chica. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Belo texto amigo, só fiquei na dúvida se trata-se de uma história fictícia ou real. De qualquer forma uma bela e emocionante narrativa!
    Parabéns!!! Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo Dih, sempre super bacana tua presença que respeito muito...amizades na internet, isso funciona, aprendemos a conhecer as pessoas, que se tornam parte da vida real da gente, assim como entender um amigo quando falamos, sentimos que pode haver algo mais...e como me sentir só, tendo amigos assim...meu querido Dih, um ou dois posts atrás fala de um perrengue que tive na vida realissima no trabalho, e este post faz parte do processo de superação de tal fato, este meu elo com a religião cristã é real, tenho fé, jamais brincaria com isso, mas tou tendo umas experiências que estão sendo bem bacanas no sentido de eu estar de pé, firme, coisas que num breve passado eu estaria debaixo da cama chorando rs, mas não, tou aqui, sentido-me querido por amigos como tu, existe coisa melhor ? Tou com saudade de fuxicar com Gera, logo mando um email, daí ele te falará ou da uma espiada em alguns comentários dos comentários que faço neste últimos 2 posts. Meu amigo, muito obrigado pela leitura, pela presença, por se importar...obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Acróstico

    Pressente a presença do poder maior
    Retribuindo a fé que move montanhas
    E contrito jura para sempre ser melhor
    Sacando dor do âmago das entranhas

    Então aquela luz do alto a ele ilumina
    Neste momento há perfeita comunhão
    Tanto criação no solo como Ele acima
    E agradece o homem pela absolvição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido e abençoado amigo Jair, tens um dom, então és abençoado , é bem querido de Deus e tuas palavras são o teu melhor, e sempre nos brinda com estes presentes, tua rica e doce poesia, que hoje fala do que tenho de mais sagrado, minha fé, por que é o que me move, mostra caminhos e possibilidades e que está se tornando um post de 'perfeita comunhão', pois já se dizia nas Palavras de Deus, quando houver dois ou mais falando no nome Delçe, Ele se faria presente, então neste post, pelo menos, estamos todos bem protegidos e irmandados na fé. Eu divago quando falo de Jesus rs...Obrigado meu amigo Jair. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  4. muito linda e muito forte ... no leva a refletir sobre o tamanho de nossos problemas não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu rei, eu que o diga, que problemas, mas ao invés de chorar lágrimas, com o limão espremido em meus olhos, pego as gotas coloco água e açúcar e tomo uma limonada, bem melhor assim né? e só com muita fé, meus remédios, e muita força de vontade de crescer, ser adulto diante das intempéries da vida, sempre fui muito protegido no meu trabalho, sou concursado há quase 26 anos e tudo que sei foi ensinado pelos melhores que conhecei, mas encontramos espinhos também neste caminho, mas como minha formação profissional e minha formação de caráter e respeito foi minha herança deixada por meu pai e que minha mãe não me deixa esquecer ainda hoje, então agradeci a Deus e disse, bem feliz, que o filhinho querido Dele que sou eu, está crescendo, se tornando um homem sério e responsável...existem outras, muitas, tantas questãos que envolvem religião que poderíamos divagar, estender por páginas rs, mas é só um sentimento que me permito sentir e que me faz bem, para mim e quem está próximo, então acho que são forças do bem, eu sou do bem, nós somos...Sinto tua falta, agora retomo aquelas felicidades que sentia ao te encontrar aqui no meu blog, isso é muito bom meu querido amigo...enquanto isso, refletimos nossos problemas, que até nem são tão problemas quando olhamos o todo a nossa volta. Meu Bratz, obrigado por existir e se importar comigo, me visitando....levo minha vida no virtual, mas teria um imenso prazer em te encontrar e tomar um café contigo e nossos amigos gaudérios, com a a prenda mais chic dos pampas, a poderosa Madi. Tou feliz de verdade...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Meu nome é Maria Raquel de Oliveira Souza. Escrevo poesias, letras de músicas, textos, etc. Tenho dois blogs: “Flor Magia & Poesia”, destinado às publicações das coisas que escrevo.
    “Meus Mestres, Meu Norte”... Esse é blog, é uma parceria com o amigo, Mauro José. Ele foi criado com a intenção de publicarmos tudo aquilo que nos encanta, ensina, orienta, traz paz, alegria, tranquilidade. Ajuda- nos em nosso despertar e crescimento espiritual. São frases, citações, ensinamentos, pensamentos, etc. de grandes sábios, mestres, pensadores. Se você gosta desses temas, ou gostaria de conhecer meus trabalhos, por favor, adicione nossos blogs, como amigos dos seus blogs. Com certeza faremos o mesmo. É uma excelente ferramenta de divulgação e expansão dos nossos trabalhos e ideias. Agradeço-lhe, de todo meu coração, por mim e pelo meu amigo Mauro José. Um grande abraço e que Deus o ilumine!
    E-mail de contato:
    Maria Raquel: flormagiaepoesia@gmail.com
    Mauro José: mauropiracicaba@gmail.com


    http://flormagiaepoesia.blogspot.com.br/

    http://meusmestresmeunorte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda minha querida Maria Raquel, é um imenso prazer te-la aqui, compartilhando teus espaços, que já conheço e os sigo.Tudo que fala de Deus, prega o bem, a iluminação me interessa. Estou numa constante busca de crescimento enquanto ser, cidadão, mas nada se dá se não passar pelo crescimento espiritual, gosto de dizer alma também. Meu blog é muito livre, gosto de poesia, letras de músicas, árvores, tenho verdadeira paixão, posto texto de outras pessoas também, assim como meus ensaios de contos e aflições e felicidades que me acometem durante esta caminhada, que é viver. Fiquei muito feliz por encontrar este espaço e fazer-me este convite, que de pronto aceito. Naõ sou um beato rs (gosto desta palavra - beato), mas louvo o nome de Jesus Cristo e todos os profetas que vieram ou veem nos dar sinais e encaminhamentos para o bem. Estamos juntos nesta luta contra o mal, porque ele existe, e só o bem, a oração e a fé podem combate-lo. Obrigado e que Deus nos abençoe. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Meu nome é Maria Raquel de Oliveira Souza. Escrevo poesias, letras de músicas, textos, etc. Tenho dois blogs: “Flor Magia & Poesia”, destinado às publicações das coisas que escrevo.
    “Meus Mestres, Meu Norte”... Esse é blog, é uma parceria com o amigo, Mauro José. Ele foi criado com a intenção de publicarmos tudo aquilo que nos encanta, ensina, orienta, traz paz, alegria, tranquilidade. Ajuda- nos em nosso despertar e crescimento espiritual. São frases, citações, ensinamentos, pensamentos, etc. de grandes sábios, mestres, pensadores. Se você gosta desses temas, ou gostaria de conhecer meus trabalhos, por favor, adicione nossos blogs, como amigos dos seus blogs. Com certeza faremos o mesmo. É uma excelente ferramenta de divulgação e expansão dos nossos trabalhos e ideias. Agradeço-lhe, de todo meu coração, por mim e pelo meu amigo Mauro José. Um grande abraço e que Deus o ilumine!
    E-mail de contato:
    Maria Raquel: flormagiaepoesia@gmail.com
    Mauro José: mauropiracicaba@gmail.com


    http://flormagiaepoesia.blogspot.com.br/

    http://meusmestresmeunorte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. ...olá Jair!

    primeiramente quero agradecer as palavras lindas
    que deixastes lá em casa.

    só assim eu pude chegar aqui e sentir esta energia
    de calma e paz que teu blog transmite!

    lindíssima e comovente história nos chamando
    a refletir quão lindas são as pessoas que
    mesmo em meio as agruras do caminho
    jamais deixam de agradecer ao bom Deus,
    e Ele, com certeza retribui abundantemente
    em graça e paz!

    obrigada, por deixar esta porta aberta
    para que todos nós possamos desfrutar
    de tão maravilhoso espaço!

    Namastê!

    Vivian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Vivian, seja sempre bem vinda, gostei demais do teu blog, e o que disse lá foi o que senti na postagem feita por ti, porque graças a Deus tenho encontrado mais e mais amigos do bem, pessoas que acreditam na vida, que tem fé...esta história que escrevi surgiu de uma situação que passei semana passada, no trabalho, algo completamente inusitado e muito triste pra mim, uma colega me disse que não gostava de mim, até aí tudo bem, ninguém é obrigado a gostar de alguém, mas segundo a educação que tive, jamais falaria daquela forma, e principalmente naquele ambiente, pois querendo ou não, temos de conviver...graças a Deus também por Ele ter me amparado, pois sou um tanto quanto carente ou um pouco complicado rs, e aquelas palavras me atingiram em cheio, senti-me a beira de um precipício, senti uma grande tr5isteza se apoderar de mim, mas graças a Deus segurei na mão dele e atravessei esta nuvem negra (adoro nuvens, não esta rs)...pensei em escrever algo para exorcizar este sentimento ruim plantado em mim, quando concluí, estava esta história ficcional, mas inspirada nos sentimentos que experimentei face o acontecido. Descobri que isso me fortaleceu mais ainda, porque eu sou do bem, eu gosto dessa colega, e adoro meu blog, que é meio terápico para mim...então tem coisas verdadeiras,como entrar na Igreja, e eu entro mesmo, basta estar a porta aberta, e esta que ilustar o post fica próxima do meu trabalho, costumo chegar sempre ou no mínimo passar na frente, e isso me faz bem. Como aquele personagem que criei do abandono, da loucura, da clíinica, eu só tenho a agradecer, a grande tristeza não me tomou, não alimento sentimentos ruins para esta pessoa, pelo contrário, quando rezo ou oro, peço a Deus para iluminar aquele coração tão machucado, só pode ser isso.
      Minha querida Vivian, ficar de braços abertos no altar, isso eu faço, enfim...fiquei muito feliz com tua visita e palavras de amor fraterno, é o que o mundo precisa. Carinho respeito e abraço.
      Namastê.

      Excluir
  8. Boa tarde, Jair.
    Emocionante triste e feliz ao mesmo tempo.
    Como uma vida pode ter chegado a tal condição?
    Pior, como os familiares o abandonaram sem sequer uma notícia que seja.
    Os humanos andam muito desumanos, mesmo cada qual se justificando em suas próprias razões.
    Feliz, porque nesta situação, a pessoa foi grata a Deus ciente de que Ele é o único e confiável amigo.
    Ele demonstrou um imenso coração não guardando raiva dos que os feriram, isso não é fácil.
    Muito bom ler e ver quão iluminado este espírito é.
    Tenha uma bela semana de paz,
    Beijos na alma.

    http://refugio-origens.blogspot.com.br/2015/03/aprendizado-de-mulher-by-patricia-pinna.html


    http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/2015/03/o-desconhecido.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Os humanos andam muito desumanos, mesmo cada qual se justificando em suas próprias razões." E assim caminha a humanidade,minha querida poeta e amiga Patricia. Eu vivo em Deus, não sou beato, não frequento uma Igreja, além dessa da foto, mas quando não tem missa, mas é vivo o amor de Cristo em meu coração, e esta história que é ficcional e um tanto verdadeira quanto aos sentimentos, inclusive os que me levaram a escrever. Fico tão feliz e agradecido por teresgostado, e visto tudo isso, o que me alegrou mais ainda, pois é bom ter um olhar diferenciado para o que a gente faz,e melhor ainda, é tua presença com esta aura de paz, de uma pessoa quie se preocupa com o próximo, que também busca viver na luz de Deus, como eu. Obrigado minha querida Patricia. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. A resiliência é uma das capacidades que habitam em ti, meu caro Jair...é por esse e outros relatos teus que te admiro cada vez mais! Uma linda semana e um beijo no teu coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha adorada e poderosa Madi, acabei de te ver la no meu ,no seu, no nosso maravilhoso Bratz...sempre feliz com tua visita e agradecido por tuas palavras tão amavei e gentis...após atravessar estas pequena tempestade, orei para Deus e agradeci dizendo que este filho dele, esta crescendo, mais maduro, tranquilo para enfrentar de peito aberto os problemas, por que os problemas estão aí e nós também, com fé su´peramso tudo. Eu tou muiotfeliz pormim também, iss em outros tempos seria o sufuciente para eu me fecha r em casulo e sofrer, mas voiver e rir é bem melhor, que quando se tem companhia como a tua, aí então é uma felicidade só. Sempre maravilhosa e ilumindora tua visita, oh poderosa Madi. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  10. Entrar aqui e ler:

    "Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso." Mateus, 11

    Já é uma ótima forma de começar a semana!!!
    Bjus e ótimo post

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe algo mais poderoso e elentador do que a Palavra de Deus ? Obrigado Lilly pela visita e compartilhar comigo, isso que eu acho importante, mais importante que tudo, que é Deus. E Ele nos dará uma linda semana, porque Ele nos ama. Adorei a visita, volte sempre, estou indo ao teu blog. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  11. Boa noite, Jair.
    Saudades de você, querido.
    Espero que esteja tudo bem.
    A paz é meio inconstante em minha vida, digamos que passo pelo breu da existência, pela dor, mas um dia ela cessará.
    Tenha uma quinta de paz.
    Beijos na alma.
    Sempre te espero para ler comentários tão inteligentes que tocam o meu coração.
    Apareça, viu?
    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Patricia, é tão bom ser lembrado, ainda mais que tou entrando numa fase não muito boa de minha vida, que bom que vieste,assim tenho com quem conversar. Gosto do teu texto, tua poesia, jácomentei láno teu blog, não resisti...mas tou ficando triste, acho que depressivo,mas vou nomédiconofinal do mês, retomar aos remédios. Parecia que havia encontradomeu porto seguro, que as poucas pessoas desta pequena cidade fosse diminiuir o problema que sei que tenho com relaçõpes humanas,por isso gostar tanto desteemionosso, os blogs...lidar ao vivo realmentepara mim é problematico. Assumo, sei que tenho problemas,me ytrato,mas e os outros, diria o Kid Abelha, os outros são os outros e só...mas não consigo me desligar, me deixo magoar, e isto é vitória para o inimigo, sou um suicida, kamikaze, fico cego em situações assim, implkicancia de uma colega,maldade dela ou paranóia minha, o fato é que tou sofrendo, não consigo mais ter de trabalhar na mesma sala dela.
      Minha querida poeta este teu comenta´rio era o que precisava ouvir, eu realmente estou assim:
      "A paz é meio inconstante em minha vida, digamos que passo pelo breu da existência, pela dor, mas um dia ela cessará.'
      Assim descubro os amigos,presentemo que sinto e me mandam poesias, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir