terça-feira, 10 de novembro de 2015

ACIDENTE, SANGUE E VIDRO




Uma leve dança de vidro, que se quebra quando cai. Mesmo que flutuasse numa loja de cristais, a falsa brisa não sustentará no ar nenhuma arrogância ou indiferença dos teus olhos que me desconhecem, me ignoram. Os estilhaços do carro capotado, formavam montes de vidros, falsos cristais, falsos diamantes, que dona Elvira não resistiu seu brilho e pensou no túmulo de sua adorada irmã morta, desde sempre morta no ventre de sua mãe. Elvira a gêmea que sobreviveu. Ofélia, o feto morto. Todos correram para ver o acidente...Fui o primeiro a ver um filete de sangue que saia lentamente de dentro do carro capotado, apontei e quanto mais se olhava mais sangue surgia, agora aos borbotões, jorrando nas pessoas que começaram a se afastar horrorizadas. Volto para casa e continuo minha caça as palavras, agora junto mais uma: A - c - i - d - e - n - t - e, e mais outra: S - a - n - g - u -e  sangue. Da janela vejo a pessoas passarem apressadas comentando apavoradas, que não havia corpo dentro do carro...quando um último grupo passou, pude ouvir: dona Elvira ficou lá, catando pedaços de vidro que não haviam sidos manchados pelo sangue, para enfeitar o túmulo de sua irmã. Vidro, pensei e cacei mais uma palavra. V – i – d – r – o, repeti para mim, era realmente uma bela palavra, para aprisionar no papel ou na canção.


“Vidro
O cristal
Um vitrô azul
A louça chinesa
Que nunca quebrou”

by Vitor Ramil

4 comentários:

  1. Um texto dramaticamente interessante!
    Interessante partilha Jair!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo fotógrafo Rui, amigo de além mar, descobriste uma forte característica que carrego comigo, sou muito dramático rs, herança do teatro na minha juventude. O personagem é um colecionador de palavras, tá meio tosco mas pretendo explorar esta característica dele, escrevendo sequencia ou outra coisa, ou não. Muito obrigado meu caro pela sempre bem vinda visita, e palavras tão estimulantes. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Dramático, intenso, mas verdadeiro. Bem ao estilo de Ramil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu adorado amigo Bratz, hoje quando li este post fiquei meio chocado e decepcionado ao mesmo tempo, e fui salvo por Márioo Quintana. Pois no delírio, escrevendo isso, comecei a ver Vitor Ramil, acho a obra dele densa também, uma amiga dizia que era uma música deliciosamente depressiva (no bom sentido ela dizia rs), mas não é uma obra fácil, mas ao mesmo tempo ele é lírico, e ele trás uma coisa que me fascina, a música a serviço da palavra, ele é um colecionador de palavras rs. Meu rei, lembro do Fael, porque sou dramático,e isso lembra novela (daí o Fael), e novela dramática é mexicana, fiz uma salada rs...Obrigado meu amigo, tua presença me faz bem, me faz sentir uma mão estendida, um abraço, carinho...Não tem preço tua presença aqui, obrigado por ser este homem maravilhoso que és e me fazer sentir feliz, um blogueiro feliz.Carinho respeito e abraço.

      Excluir