quinta-feira, 19 de novembro de 2015

QUANDO A GENTE PERDE A ILUSÃO

 
NUNCA


Nunca
Nem que o mundo caia sobre mim
Nem se Deus mandar nem mesmo assim
As pazes contigo eu farei

Nunca
Quando a gente perde a ilusão
Deve sepultar o coração
Como eu sepultei

Saudade
Diga a essa moça, por favor
Como foi sincero o meu amor
Quanto eu a adorei tempos atrás

Saudade
Não esqueça também de dizer
Que é você que me faz adormecer
Pra que eu viva em paz
 
by Lupicínio Rodrigues
 
 
                    Depois de muitos anos sem ver-te, perdido de ti na vastidão do mundo, arrastei meu sofrimento junto, até que o tempo se encarregou de apagar ou aliviar esta dependência que tinha de ti, foi o fim     da nossa relação de amizade real. Passaram-se os anos, evoluímos e chegamos na internet, demorei, relutei, mas me fizeram um facebook, para melhor contatar os amigos e parentes perdidos...então nos encontramos na web, e percebemos que nossa amizade continuava firme e forte. Nunca gostei muito de face mas acabei por começar a curtir as postagens, e a fazer comentários. Como sou Cristão, tenho Fé em Deus, comentei tua postagem em que brincavas com a figura de Deus, disse que era engraçado mas conseguia ter uma outra visão da situação...passado um tempo, verificando no meu face, percebo  que um comentário   feito por mim, havia sido deletado. Foi o comentário que fiz no teu face amigo (amigo ?). 
                    Então percebi que a amizade quando quebra, é como uma taça de cristal, não é possível mais colar os pedacinhos...às vezes a distancia e o tempo fazem aflorar o que temos de mais verdadeiro em nós, e , às vezes esta verdade se choca com a verdade alheia, então percebemos que nadamos em correntes opostas, que só nos distanciamos cada vez mais.
                    Melhor assim.

 

26 comentários:

  1. Confiança é algo que, quando se perde, definitivamente tudo termina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu adorado amigo Bratz, não é mais possível confiar, o retorno da amizade via internet já estava frágil, mas eu não queria ver, as risadas românticas sobre tudo ficaram na faculdade e na juventude, infelizmente uma amizade que não se permitiu amadurecer...reconheço minha parcela de culpa, mas eu tentei, passei por cima de sentimentos e tive até medo da morte não permitir a continuidade de nossa amizade, mas como dizes meu rei, meu lúcido amigo Bratz, o último elo quebrou, e terminou algo que eu não via, mas já existia. Obrigado sempre pelo carinho de tua visita, e objetividade em tuas palavras...te amo Bratz, meu rei, meu amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Pois é caro amigo Jair, o mundo, por vezes, nos apresenta situações lamentáveis.
    Um abraço. Tenhas uma boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo e poeta Dilmar, adorei tua última postagem...o amor nos cega, ele não vê, só quer estar próximo de quem se ama e por vezes nos deixa em situações, como dizes, lamentáveis e na amizade não é diferente, é amor também, mas nem todos estamos preparados ou nem queremos constituir uma amizade para sempre. Obrigado meu amigo, por ter tua amizade, teu respeito, tua atenção. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Única verdade absoluta
    Que sequer tem senões
    Também sem substituta
    São as pétreas opiniões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor de todas as palavras, meu amigo e poeta Jair Lopes...o terrorismo do Estado Islâmico se dá porque eles sabem deles e quem não comunga com a crença deles é inimigo e deve morrer, ser banido, ou sei lá; é o grande perigo das opiniões, pois temos o dever de sermos tolerantes, mas parece que as pessoas querem ser toleradas, mas se houver qualquer movimento contrário do oposto, este deixa de ter serventia, passando a categoria de inimigos, sem direito a qualquer regalia de amigo ou ex-amigo rs...divaguei legal meu amigo, mas é por aí. É bem complicado no mundo de hoje, com internet, exteriorizar uma opinião sem que venham retalhações, este é o risco. Relatei um fato e graças aos amigos começo a ter uma opinião para mim mesmo, que é o que me importa. Sempre feliz com intervenções poéticas do amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Às vezes a amizade, ou o amor amigo, sei la. se tranforma numa coisa que a gente só quer que fique guardadinha lá num cantinho. Não quero mas olhar para ela, mas quero que ela esteja onde guardei.Acho que a gente não escolhe que seja assim mas por algum motivo aconteceu e pronto. S e foi dúvida, se foi medo, não importa....mas importa sim que estejas bem na caixinha que eu te coloquei. Desculpe a sinceridade mas é o que é.Tentei de todo jeito fazer diferente mas não deu.E saiba você que uma coisa que eu odeio é aquilo de ficar correndo atrás....Ah mas não fico mesmo. Se quiser que venha, e se não vier, está bem também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gozado dessa ideia de ficar guardadinho lá num cantinho, como eu gostaria de ter deixado o comentário teu em que utilizei num post, deveria ter guardado. Parece que tou provando do mesmo veneno que te ofereci, apagar um comentário, embora possa ser a roda da vida, tenho de certificar a diferença do nosso caso e a minha com este amigo (não sei se continuo chamando de amigo ). É mais ou menos como viver perto de uma pessoa, ela esta ali, eu sei, mas quando ela parte então percebo o quanto ela me era cara, agora tarde demais. Também não acredito em coincidência, mas em sincronicidade, era para ter acontecido, era para eu ter conhecido este amigo (amigo?). Mas no fundo sempre soube que eu era uma espécie de coro, para sua cantoria greco-romana protagonista rs, fui meio usado, mas me permiti, como sempre foi com meus amigos, sempre abri mão de meus desejos em prol da amizade, coisa que amigo nenhum fez por mim, se precisavam me deixar, deixavam, mas se aprende. Maneira comoda de descartar alguém e não ficar sentindo culpa (vou adotar), é só colocar numa caixinha, de preferencia longe dos olhos, porque do coração nunca esteve, e seguir com a vida. Acho que é assim que tu fazes, parabéns, um dia chego lá. Quando dizes que fez de tudo mas não deu, eu também, confesso que com menos maturidade, acho que nunca deixei claro sentimentos, além da amizade. Assim como fui escolhido, como soube depois, fui descartado...só voltei a contatar, agora virtualmente, foi um acidente, eu não me perdoaria se morresse e eu não dissesse o que poderia dizer até então, e as ótimas, melhores conversas que tive na faculdade, combinávamos tanto em senso de humor quanto à um quadro depressivo, eu bem menos rs. Tento entender quando dizes que não corres atrás, eu também não, mas olho e espero se ver alguém vindo em minha direção, e quanto ao ódio de alguém estar correndo atrás, estou tentando com todas as minhas forças não sentir mais ódio, não invocá-lo, é difícil, mas nada é fácil nesta vida. Obrigado brisonmatos, se há alguma coisa que gosto em ter um blog, é ter comentários interessantes assim e visitas que sempre me causam frisson tanto pela presença quanto pelo que escreve, está é minha adrenalina na internet. Obrigado brisonmatos. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Jair meu querido,
    Andei postando pra você... mas acho que as tentativas de moderação não permitiram que visse... não tenho como recuperar os textos dos posts, entregues à tal moderação, mas tem umas linhas pra você lá em casa... olha quando estiver triste... espero que sejam alento...
    Sobre o texto da vez... me reconheci em uma história ao contrário, ao menos no que concerne a religião... eu tinha uma grande amiga de faculdade, almas muito parecidas, da qual me afastei em função da vida, minha vida... coisas de adultos e casamento que só entende quem já viveu esse tipo de relação... quem é de fora nunca entende como é complicado terminar um casamento, quanta dor envolve isso... e ela foi pega no roldão, somente porque era minha amiga, participava e entendia... até certo ponto, meus motivos e história... enfim... nos reencontramos muito tempo depois, tentamos reatar a amizade... mas eu, com meu temperamento complicado, pensamento livre e completamente avessa às religiões como um todo, acabei fazendo uma piada besta sobre o papa... o outro papa, este atual até que curto bastante pelas ideias... e bastou para virar figura non grata.... Penso que, na verdade, tudo serviu de desculpa para a incapacidade de perdoar pelo histórico passado, mas foi assim que uma amizade de anos se tornou passado... e dói... dói porque eu ainda amo esta amiga... mas não tenho tolerância para entender a intolerância dela... talvez porque a capacidade de tolerar esteja fundamentalmente ligada às nossas crenças, ao nosso caráter e ao respeito, de lá pra cá e de cá pra lá... Não acredito em verdades absolutas... e não aceito que sejam impostas, de lado a lado. Enfim... quem quer estar perto, quer estar perto... quem ama tenta entender e relevar... ou como disse seu poeta dos absurdos, muitas vezes é melhor deixar guardadinha no canto a tal amizade que impõe regras e certezas sem dar espaço de ouvir...
    Talvez seja mesmo melhor assim.
    Fique bem.
    Esteja bem.
    Beijos cheios de luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Anaís, meu tempo anda lento, difícil chegar até aqui em minha própria casa rs, perdão, tudo esta caro neste país e a internet, para mim, mais ainda, enfim... o tempo deveu-se ao comentário do meu poeta dos absurdos, como pretendia moderar os comentários e não consegui ( na verdade não sei), fiquei na dúvida se ignorava ou comentava – comentei ). Estou tirando uma grande lição neste fato ocorrido comigo, e que pensei que nada me afetaria, mas vindo de onde veio me afetou, assim como esta tua amiga (amiga?), eu também gosto/gostava muito, acho que por isso acabei no post, acho que o que se torna importante para mim, tanto negativo como positivo, é porque precisava aprender com isso, talvez o brisonmattos seja um grande teste meu de tolerância, respeito ao próximo e desconhecido e para eu interiorizar mais, o que vale é o que vem de dentro, alegorias se desfazem com o tempo. Sabemos hoje em dia, via estado islâmico que quem não acreditar no meu deus, deve morrer, só que não acredito nisso, Deus não é morte, Deus é vida...aliás Deus também é morte, mas...(chega de teologia. Gosto de ti por ti, pelo que leio, pelo que sinto com o que dizes, o que me dizes. Sempre fui muito complicado e confuso com meus sentimentos, ainda mais quando envolvia outra pessoa, acho que por isso, por não ter aprendido ainda, que prefiro a solidão “dizem que ela até me faz bem” , diria o Renato Russo.
      “Penso que, na verdade, tudo serviu de desculpa para a incapacidade de perdoar pelo histórico passado, mas foi assim que uma amizade de anos se tornou passado... e dói... dói porque eu ainda amo esta amiga... mas não tenho tolerância para entender a intolerância dela...”
      O eu que gosta de espiritismo diria que somos da mesma família de espíritos, pois estou muito próximo disso que dizes. Mas o eu racional existe e é muito forte, mantém meu equilíbrio, nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno, mas o eu sentimental e cafona também se manifesta. Obrigado minha amiga por ter este coração tão grande que permite um espacinho para mim, estas forças que recebo é o que me mantém de pé por vezes, pois tenho a impressão que sofro mais que do que o necessário aqui na terra, mas daí pode ser um karma meu. A s coisas acontecem o tempo todo ao nosso redor, o que precisamos é aprendera tirar as lições, como já disse, então acho que o brinsonmattos tem a melhor ideia, vou guardar e tentar esquecer e pedir ao tempo que me faça esquecer, enquanto isso vou deixando numa caixinha, lá longe de mim, por via das dúvidas joguei a chave fora. Este contatos que fazem fazer sentido minha vida, obrigado minha amiga Anaís...tou indo o mais depressa possível, navegar na tua casa e mergulhar no que adoro em ti, a tom de verdade e visceral dos teus textos. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Já que vais me visitar, depois me diga se gostou do presente que te deixei na porta de entrada.
      beijos meu querido.

      Excluir
  6. Para evitar se perder a ilusão, o melhor é não se tentar conquistar.
    Um texto interessante, mas como em tudo, com tudo nós lidamos nesta vida!
    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu fotógrafo, às vezes nem acreditamos até estarmos no olho do furacão...sobre ilusão, sempre acreditei que seria algo ruim, iludido sempre me passaram uma ideia de alguém bobo, mas sem ilusão, como viver ? é como não ter sonhos, não ter ilusão...como podes por ver tou praticamente numa encruzilhada, mas disposto a lidar com tudo de bom e não tão bom nesta vida. Obrigado Rui por se fazer presente aqui no meu bloguinho, fioc feliz pois adoro navegar no teu, ainda estou tendo acesso. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Hoje é 20 de novembro Dia Nacional da Consciência Negra, como negro que sou lembro este dia com Lupicínio Rodrigues, este imortal compositor e cantor negro, gaúcho e brasileiro. Lembro também do marinheiro João Cândido, de Martinho da Vila. Neste mundo de caos e preconceitos, rezo para que tenhamso mais tolerância, como o próximo, que pode ser qualquer um de nós. Viva Zumbi, viva o negro brasileiro, e sua luta injusta neste país que tem no passado uma mancha terrível, o último país a abolir a escravidão humana. Viva 20 de Novembro.

    ResponderExcluir
  8. Um dos meus cantores preferidos, uma das músicas que amo! É tudo dolorido, absolutamente verdadeiro, mas dito com classe. Grande Lupi!

    "Então percebi que a amizade quando quebra, é como uma taça de cristal, não é possível mais colar os pedacinhos..."

    Pensei nessa tua frase, amigo Jair, quando quebra e mil pedaços não se colam mais... Não será porque colocamos todas as nossas expectativas no outro? Numa amizade em que jogamos todas as nossas cartas? Acho que nada deve ser tão intenso. Confiar tanto para depois sentirmos a frustração. Prefiro certa reserva. É uma das maneiras para não sofrermos tanto, já que somos seres um tanto vulneráveis.. Caminhar tateando, ver onde pisar. O lamaçal da vida é intenso. Afunda.
    Grande abraço, amigo! Boa essa postagem. Sempre aprendemos, sempre pensamos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha adorada amiga Tais, eu fico muito feliz, mas muito mesmo ao te encontrar por aqui, eu amo Lupicínio, lembro sempre de uma amiga, que já partiu, mãe de um amigo (sempre acabava ficando amigo dos pais de meus amigos rs). E ela adorava Lupi, eu já gostava também, ela me mostrou um disco, disco mesmo, e passamos a apreciá-lo, não precisava mais da presença do meu amigo. Saudade da D. Sueli. Mas voltando...”o lamaçal da vida é intenso. Afunda”. Santa lucidez minha amiga, realmente estou colhendo o que plantei, agora já sei. Não criar expectativa, como eu fiz logo que vim para esta cidade, lembra da decepção que foi, pois é não aprendi, se bem que este caso remonta minha vida aqui, é do tempo que eu fazia faculdade, como nos conhecemos, lá na terra da Lya Luft. Sou passional, carente, dependente de atenção, melhorei bastante com o andar da carruagem, tive uma recaída nesta circunstância, mas acho que senti mais por ter sido isto, Confiei em algo que só existia na minha cabeça e coração, tenho de aprender a ter mais reserva. Minha amiga querida tirando as devidas proporções, esta música do Lupi me acordou para ele, numa ótima interpretação de um cantor num programa de televisão, e a dor, a saudade e a finitude, Nunca traduz um pouco destes sentimentos que me pregaram mais esta peça. Sempre muito bom contar com tuas palavras, com tua amizade. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Olá, caro amigo Jair!
    Quando se perde a ilusão no mundo virtual, talvez nem doa tanto, quanto se é traído por um amigo real, que ocupava um lugar cativo no lado esquerdo do peito!
    Eu já sofri essa desilusão e sei que dói muito e tentar juntar os caquinhos é humanamente impossível! Eu perdoei, mas não esqueci!
    Abraços respeitosos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoar e não esquecer, tenho medo de não esquecer jamais, afinal é uma pessoa que habita meu coração ainda, não consigo fazer um despejo compulsório rs...quebrar cristal, quebrar a confiança...não adianta, mesmo que juntemos os caquinhos, nunca será como um dia foi antes.
      Querido amigo VitorNani através do teu blog conheci mais um blog genial, o da Sidnéa...meu bom amigo, trazes a alegria contigo ao aportar por aqui, muito obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  10. Meu caro Jair, meu parente;

    Hoje estou em ultimo lugar na fila dos seus visitantes... E que hei-de dizer, se já disseram tudo?!
    Mas para quebrar um pouco, eu vou ficar no meio termo, e sabe porquê? - Porque não há dor que não se esqueça, ou melhor que, não passe a doer menos com o andar do tempo.
    Também depende do carís da traição... E sobretudo se dessa traição ficou algo de irreparável. - Aí sinceramente é melhor curar-se da dor, e fortalecer-se no esquecimento.É complexo, cada caso é um caso, e cada ser humano reage como pode.
    Porem, uma amizade forte e verdadeira, ou até um grande amor, quando quebrados, deixam um rasto de mágoa e sofrimento por largo tempo. (não falo por experiência própria, felizmente)
    Assim, e se acaso for possível perdoar, e recuperar os sentimentos anteriores, não ficará mais fortalecida essa comunhão actual ? Se o passado teve valor, porquê não agarrar essa recordação, para tê-la de novo e agora mais sólida, mercê da experiência que a desilusão também proporciona.
    A vida é tão breve, e não parece, mas é.
    Esquecer, perdoar e amar se for caso disso - depois da tempestade vem a bonança - vamos no encalço, valeu?
    ---------------------------------------------------------------------------------
    Gostei muito da poesia.
    De Manuel Bandeira e de Quintana, quem não gostará?
    "Só se tiver péssimo gosto."

    Boa semana.
    Um abraço da Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha adora amiga e parente portuguesa Dilita, tuas palavras me são tão caras, gosto desse ponto de vista, principalmente quando dizes: ”Porem, uma amizade forte e verdadeira, ou até um grande amor, quando quebrados, deixam um rasto de mágoa e sofrimento por largo tempo”, para logo emendar: “e se acaso for possível perdoar, e recuperar os sentimentos anteriores, não ficará mais fortalecida essa comunhão actual ?”, pois é minha querida amiga, se foi forte e especial, tenho certeza, mas há de convir que é difícil e complexo rs, por mais que pudesse desejar o contrário, de acreditar na possibilidade de salvar e amadurecer o que foi belo, e apagar os erros...pra falar a verdade, hoje já não tenho certeza se quero perto de mim, este retorno da amizade foi totalmente virtual, e como o termo diz, virtual, não existe desejo de contato pessoal nem vontade, isso penso no geral, gosto desta zona de conforto, nem tanto assim, do mundo virtual. Minha amiga Dilita, obrigado por palavras tão sinceras e cheias de esperança, de amigos assim que o mundo precisa. Que Deus nos abençoe e o amor passe a reinar no mundo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  11. "Amigos" assim não são precisos nas nossas vidas.
    Antes sós que mal acompanhados.

    Adorei o poema! É forte.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É com estou querida amiga de além mar Cláudia, estou só, mas em paz comigo, realmente passei da fase de precisar ter amigos, e depois de tantas decepções em menos de um ano nesta cidade que vivo agora, enfim...
      O poema é a letra de uma música do grande e imortal Lupicínio Rodrigues. muita dor de cotovelo, algo próximo de Amália Rodrigues, cada qual com seu encanto, e eu sourRodrigues também, mas sem encanto algum. Sempre muito bom te ver por aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  12. Caro Jair meu amigo e parente brasileiro

    Vim aqui numa pressa... eu gosto de ler os comentários e as suas respostas. Esta troca de opiniões é salutar porque tem nível, e algo em que nos detemos e pensamos...

    Sabe, fez-me rir - com a afirmação que faz de si próprio dizendo que também é Rodrigues mas sem encanto algum. Valha-me Deus, então isso é coisa que se pense? Todos temos nosso encanto!!!! E se fossemos todos iguais, seria um tédio generalisado...

    Obrigada pelas suas palavras a mim dirigidas.
    Abraço, e bom fim de semana.
    Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga e parente portuguesa, quantoa felicidade me proporciona estando aqui, trocando idéias, falando para o bem...me pareceu engraçado quando escrevia sobre os Rodrigues, rs coitadinho de mim rs. Esse é o grande barato da vida, nossas diferenças, mas só é bom quando diferentes caminham numa mesma e boa direção...adoro teu blog, já sabes disso, e amo ler tuas histórias, caminhar teus passeios, contigo e seu comapnheiro (que já gosto, pois se ele está contigo, é uma ótima pessoa). Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  13. Estava com pressa, mas...
    A nossa Amália Rodrigues foi única até agora, porque era excepcional. E como ela mas noutros campos, os escritores, os grandes pintores, os escultores, os artistas - e nós não somos como eles, mas temos o encanto de os apreciar... portanto, o encanto existe em cada um de nós.
    Perdôe, eu gosto de falar consigo.
    Outro abraço.
    Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei este comentário, amo Amália Rodrigues, como dizes é desses seres únicos, com um encanto só dela, e graças Deus este encanto ou dom está espalhado nas mais diversas áreas da arte...tens razão, temos o encanto para poder melhor apreciar suas artes. Graças a Deus, ouço, assim posso continuar a me encantar com Amália Rodriggues e Lupicínio Rodrigues. Amo falar contigo, minh amiga Dilita (e parente portuguesa rs). Carinho respeito e abraço.

      Excluir