terça-feira, 15 de agosto de 2017

"UM POEMA ABRE UMA JANELA"

Resultado de imagem para UM POEMA ABRE UMA JANELA




Às vezes precisamos passar por situações que nós mesmos provocamos, para termos a certeza que foi um equívoco, um erro de nossa parte. Eu cometi um, tirando os comentários do meu blog, a parte que mais gosto (auto flagelo ?). Mas me sentia só e abandonado até    pelos meus reais amigos virtuais, coisa da minha cabeça. O bom foi que não parei de escrever, meu velho humor negro rss...Mas     foi     justamente  a amizade, os amigos que me mostraram  quanto estava errado, ninguém é feliz sozinho diria     João Gilberto. Mas existe a solidão, aquela que talvez não escolhemos, mas nos vemos sós, a casa vazia, os parentes se foram e os vivos esqueceram. Mas quando um amigo lembra e nos liga só para saber das últimas, das conversas bobas que terminam em risadas, ou um email perguntando   onde ando e como estou. Aí está o valor da amizade. Andei duvidando, mas não pelos amigos, mas por mim...Agora sei que não estou sozinho, sempre tenho Deus no meu coração e Ele não deixa as verdadeiras amizades me esqueceram. Tenho amigos sim e amo cada um deles com o amor que me amam. Talvez viver sozinho seja uma escolha, uma necessidade momentânea. Embora hoje esteja só, não crio expectativas de um futuro   cheio de gente, mas quem sabe alguém para me cobrir depois que eu dormir ou me acordar com um beijo.... mais  Mário Quintana: 

Quem faz um poema abre uma janela.
Respira, tu que estás numa cela
abafada,
esse ar que entra por ela.
Por isso é que os poemas têm ritmo —
para que possas profundamente respirar.
Quem faz um poema salva um afogado.

16 comentários:

  1. Não dá mesmo pra ficar sozinho, nem nos blogues,rs...Lindas palavras, desafabo e poema do Quintana! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga, amadurecer é preciso rss...sempre muito feliz com tua presença, tua luz. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Quintana é mais que perfeito. Adorável. Obrigado por compartilhar ...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu querido amigo Bratz, sim, ele é adorável, por vezes preciso nas minhas dores e alegrias, são palavras que sempre nos alimentam e poemas de tirar ou nos dar mais folego. Sempre muito grato por tua nobre presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Meu caro e bom amigo Jair Machado, houve uma época em que eu era bem concentrado nos livros e achava a televisão uma bobagem, mas ao ler uma cronica do Rubem Braga sobre a famosa corujinha, comecei a ver a mesma com outros olhos. Pois ponderava o grande cronista Rubem que a tv era um achado para as pessoas solitárias e principalmente para aquelas que se encontravam acamadas em hospitais, etc. E mesmo para aquelas pessoas resistentes ao ato de ver tv, elas, com boa vontade ainda achariam, em determinados momentos, alguma coisa importante: um filme, um documentário, um concerto musical... Depois daquilo descobri o futebol na tv e há muito anos que assisto a todos os jogos do meu time e também, quando posso, aos jogos mais importantes dos campeonatos europeus. Com a internet, também, de início, fui meio arredio, mas, quando percebi a importância da divulgação da informação séria, da possibilidade do compartilhamento dos escritos, das amizades, dos afetos;mudei de ideia e digo que quem navega nas redes e principalmente nos blogs, mesmo que viva só, que se encontre só, no fundo não está assim tão só. Sobre o Quintana, acho que já disse aqui, que na torre do meu panteão idolátrico aparecem três poetas: Fernando Pessoa, Mario Quintana e Jorge luis Borges.
    Um abração. Tenhas uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo e poeta Dilmar, tão pertinente teu comentário, tanto quanto adorável por mim. Tenho trilha(s)sonora(s) e tem uma música do Capital Inicial que diz..."só tenho a tv como companhia", se chama Leve Desespero rss...e a tv, junto com livros é minha parceira sim, já me peguei interagindo com a ela rss...bela maneira de me trazer mais um angulo, reforço para minha vida, para dizer não a solidão, grato amigo...sim, conheço tua tríade e os amo também. Sempre, sempre muito boa tua companhia caro amigo Dilmar. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Um poema que abre mil janelas, assim é teu poema. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo e xará Jair Lopes, senhor de todas as palavras, sei disso porque tenho uma compilação de tuas crônicas e escritos, e a cada leitura descubro mais...o poema nos salva, sempre acreditei nisso embora, por vezes me deixo esquecer, mas a poesia salvará o mundo. Sou tão grato a ti querido amigo, tão agradecido, por acreditar em mim, meus escritos, de fazê-los ter sentido, mais sentido ainda do que imaginei tivesse conseguido...gosto tanto de ti querido amigo Jair L Cordeiro, muito obrigado por existir. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. gostei de ver teu post! inyrligente romantico interessante e temos gostos em comum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas artes plásticas com certeza querida Myra, sempre me encanto e me questiono o que vejo em teu blog, quase um exercício de ver a vida, sensações através da cores, linhas, desenhos, a textura que a internet nos permite vivenciar. Muito feliz com tua presença querida amiga Myra. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Sêneca já dizia que nem um bem sem um companheiro nos dá alegria. E transportando isso não só para nossos companheiros, mas para amizades, também é válido! Penso que não se faz uma vida feliz com 1000 amigos, isso fica só na canção de Roberto Carlos, mas se a gente tiver um só, já é felicidade.
    Mas temos de destrancar a janela, repartir, compartilhar, ter alguém que nos escute, que nos dê seu ombro para chorar. Pode ser marido, amiga... Sozinhos não podemos carregar a vida, pesa demais, somos humanos. O próprio fato de escrevermos já é maravilhoso. Mas a solidão começa assim, fechando as janelas pra ninguém entrar... Gostei muito do teu texto, Jair. É um texto bem consciente. Quanto mais nos fechamos, mais isolados ficamos, e isso não é bom para ninguém.
    Gostei também do comentário do nosso amigo Dilmar.
    Abraços, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, sempre me encantando com suas palavras, impecavelmente colocadas, calando profundamente em mim. Gosto dos filósofos clássicos e me trazes Sêneca (adorável) Gosto de me traduzir neste momento de escritos, vivencias, de amadurecimento (mais um degrau) e olha que tenho 40 degraus concretos no trabalho rss, Uma forma melhor, mais segura de encarar a vida, nossos desafios do dia a dia.
      Minha amiga, e como ela pesa às vezes, mas Deus nos dá o fardo que suportaremos e se tiver alguma janela fechada, posso não ver isso, que tenho forças para suportar (estou bem beato nos últimos tempos, tenho rezado bastante, conversado com Deus, enfim...)Então percebo que realmente não estou só, teu email foi a tábua no mar em que estive perdido, certo de um afogamento...posso estar só em casa, como vivo hoje a maior parte do tempo, fora os finais de semana em que estou em casa, de minha mãe, mas não me fecharei mais (se bem que podemos usar isso como segurança, numa guerra é bom, estarmos protegidos), mas apesar da violência no mundo, ainda não é uma guerra e precisamos estar juntos, aliados pelo e para o bem...sei que não estou só, agora sei.
      O comentário do amigo Dilmar foi lindo e generoso, me fala da importância de compartilhar...minha querida amiga Tais sou tão feliz por ser teu amigo, de saber que do outro lado dos teclados, tenho uma amiga, melhor tenho dois amigos (dr Pedro) muito queridos. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Jair, Jair....me has hecho reflexionar sobre la amistad virtual...¿Es tan importante como la amistad "real"? ¿Por qué? ¿No es necesario conocer en persona a alguien para ser buenos amigos? Preguntas, preguntas, preguntas...
    Me ha gustado mucho tu post...
    Espero volver al ciberespacio con más frecuencia!
    Un gran abrazo desde el otro lado del mar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes, Mercedes, quanta alegria te encontrar aqui, estive no teu blog e retomei a leitura intuitiva do espanhol, me trazendo as sensações traduzidas no instante que leio teu conto, foi como nos velhos tempos, acho que deve ser uma questão de prática, pois quanto mais lia teus contos mais conseguia entender da essência do texto...a amizade, linda palavra, também acho, é muito mais que conhecer e tocar na pessoa, é como uma identidade universal, nos conhecemos e gostamos do que o outro diz, mesmo em outro idioma, que deixa de ser barreira, mesmo em lados opostos dos mares...amizade é um sentimento muito forte, é o que sinto entre nós querida amiga Mercedes, Mercedes. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Oi Jair,,,
    Tens um belo e sensível coração!
    Sobre os comentários que retirou de seu blog, te digo que as vezes é bom mesmo... Mas te dou um pitaco:
    Entregue e receba o que vier...

    E sobre a unificação deste poema aqui...
    Somos todos um e irmãos, custa aceitarmos.
    Saudade de ler blogs e aqui estou!
    Grato por sua atenção lá no Versos de Fogo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Bill, que maravilha te receber por aqui...aceito o pitaco rss...acho que são momentos chaves em nossas vidas, ou avançamos ou nos perdemos, acredito ter avançado, o que chamo também maturidade, embora continue chorão como um menino assustado ao ver um filem de terror. Verdade meu amigo, afinal o Planeta Terra é um só...saudade Bill. Carinho respeito e abraço.

      Excluir