segunda-feira, 12 de abril de 2010

LYA LUFT EO SILÊNCIO DOS AMANTES II


SEM PALAVRAS

A vida inteira busquei
explicações e deciframentos;
encontrei silêncio e segredo,
às vezes o conforto de um ombro,
outras vezes
dor.
No último lapso
de um tempo sem limites
- embora a gente o querira compor
em fragmentos -,
abriram-se as águas
e entrei onde sempre estivera.
Tudo compreendido
e aabsolvido,
absorta eu me tornei
luz sem sombra:
assombro.
LYA LUFT

Demorei uns dias mas concluí a leitura do livro da Lya Luft, O SILÊNCIO DOS AMANTES...Adorável, o termo que encontrei agora para definir o que senti lendo, mas existem mais termos cabíveis. A cada conto uma surpresa, um detalhe que me saltava aos olhos, a alma e ao coração. Escrevi que amo esta mulher, também amo literatura(aqui uma lembrança das "prof.GRAÇA" e seu blog Anjo de Prata). Escrevi também que ao ler o primeiro conto não contive as lágrimas, não defini se lágrimas de pura emoção pelo que li, ou meu estado interior, ou a alegria de ler algo que me tocasse tanto...segui lendo e conclui, como iniciei dizendo...adoraria poder falar de cada conto, mas quando li o último e que dá nome ao livro, fiquei tão comovido e emocionado com a história, de que o amor será sempre possível, embora a vida às vezes nos mostra o contrário, assim foi com os dois personagens, que traídos pelo destino, haviam desistido do amor, pois suas perdas foram profundas e desgastantes, como pode e ocorre na vida real, então entra o fator Lya, que desenvolve uma história, bonita, comovente, com realismo sem deixar de ser sonhadora, de que realmente é possível refazer vidas, se reconstruir...Acho que começo a me reconstruir também, pois as palavras tem poder. Então passei um final de semana com meus pais, e pude sentir novamente o amor que sempre sinto deles por mim, aquele amor às vezes silêncioso, mas verdadeiro e profundo...Também ouvi que não sou esquecível, como sempre pensei (foi tão bom ouvir isso), e por fim, como fiz aniversário sexta passada, recebi um abraço como a muito tempo eu não sentia...Acredito ser um sinal da Lya, é possível reconstruir, apesar das perdas, apesar dos silêncios...

16 comentários:

  1. Olá jair!
    Bela postagem! Além de mostrares o trabalho de tão grande escritora mostras aqui tua enorme sensibilidade e um coração de ouro....
    Parabéns! Gostei muito!
    Beijos Luz!
    RO

    ResponderExcluir
  2. Oi, amigo!!!

    Primeiro, meus efusivos Parabéns pois fizeste anos, e mesmo atrasadinha...rs o desejo é de coração transbordante de sinceridade!!!

    Lya, essa magnífica escritora, nos emociona a cada obra, a cada leitura!

    Obrigada por lembrar-se de mim, viu?

    Esteja com Deus, sempre!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Rosana pelo comentário tão amável. Obrigado Graça por compartilhar comigo de tão doce estudo, a literatura.

    ResponderExcluir
  4. Jair, o segredo está em 'não esperar'. De repente, quando vc menos percebe, o amor acontece de novo... =)

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita Café com Borboleta, adoro este nome. Tomara que se dê assim, tomara...

    ResponderExcluir
  6. Jair,
    O amor esconde-se em pequenas coisas do nosso dia-a-dia, só temos que estar atentos. E o amor transforma, todo ele, mas em especial o dos nossos pais, que por alguma razão é incondicional. Tão bom ler este post! Nele já sinto algo a mudar... que os dias passem e as coisas aconteçam. A vida é linda, mesmo com toda a dor que carrega, e à qual todos se sujeitam. Muitos parabéns, eu também fiz anos, mas 2dias antes, dia 7de Abril, e também me senti abençoada com alguns abraços que recebi.
    Um sorriso pra si, Jair :)

    ResponderExcluir
  7. Minha doce Dark Angel, nascemos próximos então...muito, mas muito feliz por teu comentário, e, realmente estou a tentar ser feliz, quem sabe não sou agraciado com o toque do amor, ou pelo menos, harmonia interior. Obrigado por teus sorrisos, gosto muito. Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. «O Silêncio dos Amantes». óhhhh Aqui, em várias histórias, os personagens, premidos pelas exigências do dia-a-dia, evitam travar diálogos que teriam o potencial até mesmo de salvar a vida de uma pessoa amada.

    Mas o real quotidiano é, quase sempre, bem diferente.

    Abraço
    Paulo

    PS: Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  9. Barbaridade, tchê!
    Sim, apesar das perdas e dos silêncios, sempre é possível caminhar, e seguir em frente é um dever de cada um para consigo mesmo. Adoro a Lya Luft (embora livros dela eu ainda não tenha lido, apenas artigos em revistas e poemas soltos por aí), e acredito que as palavras têm poder mesmo.
    Não é à toa que o lema do zoroastrismo seja justamente "Bons pensamentos, Boas palavras e Boas ações", pois a palavra é um das mais comuns formas de agir.

    Teu blogue é nota 10. Meus parabéns. Volto mais vezes, se Deus quiser. Au revoir.

    ResponderExcluir
  10. Jair,

    Tenho outro miminho pra si :)
    Beijo grande de amizade sem fronteiras!
    Ah, e um sorriso pra si também! :) ( não me podia esquecer dele! )

    ResponderExcluir
  11. Olá, Jair!
    Obrigado por sua participação em nosso blog! Esperamos que não se importe, mas passamos a seguí-lo!
    Abçs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  12. Olá Jair!!
    Venho te agradecer as palavras de carinho
    deixadas em meu blog. Muito obrigada de coração!
    Apareça sempre e seja sempre muito bem vindo!
    Te desejo um excelente fim de semana!
    Muita Paz e Muita Luz!
    Beijo Azul!
    RO

    ResponderExcluir
  13. Me perguntas se gostei mesmo de teu blogue? Claro que sim, e para demonstrar a veracidade do que digo, além de voltar mais vezes aqui (se assim o Destino permitir!), também te recomendo a todos os leitores da Flor do Sul, através da minha lista de blogues.

    Quanto aos blogues de Portugal serem mais politizados, isso eu não deixo de dizer com pesar. Talvez isso seja um reflexo de características culturais, mas creio interfere também o fato de sermos uma nação mais pobre, onde ainda mais de 100 milhões de pessoas nunca se sentam diante da tela de um computador, a maioria por não ter condições financeiras para isso.

    Sugiro um site muito bom (http://www.internetworldstats.com/stats.htm), que está em inglês, mas que se não der para entender - como é o meu caso, hehehe - vai no Google Ferramentas de Idiomas e traduz, ok? Lá consta que:

    Brasil - 34,4% da pop. tem acesso à Internet
    Portugal - 41,8% ''

    PS.: Os dados são de 2008. Em 200, apenas 2,9% dos brasileiros tinham acesso à Internet, o que demonstra que felizmente este número está a diminuir.

    ResponderExcluir
  14. Desculpe, a diminuir não, a aumentar. A pressa é inimiga do bom raciocínio...

    ResponderExcluir
  15. Ok caro Abdoul, continuo concordando contigo, é isso mesmo, não tive a intenção de nada, só precisei dizer pra ti o que senti quando li no blog do Paulo Sempre, que é um ser ótimo, inteligente, culto e sensível, e muito politizado como boa parte dos europeus, devido a estes motivos já expostos. Só acho que a blogosfera é uma área livre, e tem de tudo, o que é ótimo...então vivemos isso, sem distinções, o mundo já é tão dividido, vide 1º, 2º, 3º mundos. Tenho encontrado pessoas maravilhosas, e, espero que tu sejas mais uma delas.

    ResponderExcluir
  16. Querido Jair,

    Sua transparência é a minha maior admiração...

    Um grande abraço do amigo,

    Edson Carmo

    ResponderExcluir