terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ESTRANHEZA E SOLIDÃO


"Uma parte de mim é multidão outra parte estranheza e solidão"
by Ferreira Gullar


          Estranheza, indiferença e uma certa repulsa....quando não nos dignamos a olhar quem adentra é porque não temos nenhuma consideração, se eu fizer isso, provavelmente será por inveja de alguma coisa que esta pessoa tenha e eu não, então cobiço. Percebo que os mais espertos ou seriam inteligentes, vão embora, partem para outra bem melhor, sorrindo - recebo isso como um bálsamo da felicidade alheia -. O próximo passo é pisar em alguém, esmagar como um verme, mas é uma pessoa, e pessoas, podem ser vermes quando pisam no seu próximo.
          Stairway to heaven or hell, ainda não descobri, apenas sinto toda manhã as dores e o peso da idade, minha respiração ofegante a cada degrau que os pés alcançam. Um limão. Deixo minha vida sedentária e inicio longas caminhadas sob o Sol, como Joquim, o louco do chapéu azul. Azimov já me disse em sonho que preciso desenferrujar os ossos, a carne, a alma, os metais. Uma limonada, doce, doce, doce...
          Vejo dias felizes em uma manhã distante, corro contra o vento, medindo minha força e a dele. Perco. Sou levado como uma folha seca para longe, para longe...sobre os montes, os lagos, e teus olhos se perdem no infinito, me olhando de dentro do olho do furacão. Não desisto de lutar contra o vento, mas quem sou eu para desafiar a natureza, minha mãe e criadora, que por vezes parece que vem cobrar nossas faltas. Estranheza e solidão, caminhando pela mata virgem, pelos serros baixos do pampa, a pureza do ar que respiro... quando não nos dignamos a olhar quem se aproxima, podemos estar perdendo a única chance de conhecer uma pessoa confiável, raro hoje em dia.

10 comentários:

  1. Apesar de mais raro hoje, ainda existem pessoas confiáveis no mundo é uma questão de permitir-se ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei meu rei, meu Bratz, existem, pouquíssimos, mas existem...eu tenho a sorte de teconhecer. É um desafio a cada dia que acordo e vou à luta rs, a arte de conviver com pessoas, a princípio estranhas mas que se tornam quotidianas...eu sinto estranheza de alguns, como senti ontem, mas sou só e tenho minha missão, cumprir meu horário de trabalho o melhor possível, então, mais uma vez na minha vida querido Bratz, tens razão, preciso permitir-me...o problema meu rei além de mim, é o outro, confiança se conquista...sempre muito bom, sempre iluminadora tua presença na minha vida. Obrigado amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Caro Jair, cá estou eu novamente visitando o seu blog, e vejo que você continua escrevendo sobre a dignidade humana, o que é louvável. Parabéns.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo dr. Pedro quanta honra sua presença neste humilde blog...dignidade, palavra que sempre gostei, mas nos últimos dias ela tem aparecido de forma constante; o que somos e o que estamos fazendo por nós no convivio com o outro, com a sociedade, com nossa vida profissional. O conflito humano me interessa, tenho medo, mas é inevitável, procuro dentro de mim as forças para não sucumbir no conflito, não cair, mas ser o conflito. Agora que vivo numa cidade diferente das que vivi até então, novas pessoas, cada qual com seu costume, seu hábito, e nem todos estão dispostos a tolerância, mas com calma e boa vontade e muita dignidade conquista-se o próximo e o espaço necessário para desenvolver bem o trabalho, as amizades, a vida. Muito feliz e muito obrigado dr Pedro pela ilustre visita e adorável comentário. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. "Uma parte de mim
    pesa, pondera:
    outra parte
    delira".

    Grande Ferreira Gullar com seu poema "Traduzir-se".

    Diz tudo. Prova que não somos sempre os mesmos, uma hora podemos ser flor, outra hora espinho. Mas assim somos, amigo Jair, e acho que conviver com isso é uma arte dolorida que muitas vezes nos desespera, outras nos causa culpa. E todos somos assim. Até a natureza nos é muitas vezes hostil, nada é igual. Apenas temos de saber desviar daqueles 'caminhões' que colocam a marcha em ponto morto e descem uma incrível ladeira sem medirem consequências, atropelando a todos. Se conseguirmos desviar... já estamos no lucro!
    Grande abraço, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, poesia e lucidez, é o que sinto no teu comentário, que gosto sempre. Amo poesia, amo Ferreira Gullar, e este poema é a minha cara, ou eu quero que seja rs. Cheguei a pensar ser um bipolar, meu psiquiatra descartou, então assim é a nossa vida, rosas e espinhos, alternadamente rs. Mas estamos sujeitos as mais variadas possibilidades do ser humano, à medida que vamos vivendo, seguindo, trabalhando. Eu tenho problemas de relacionamentos, mas eu reconheço e tou sempre na busca de uma melhora, mas o que fazer com pessoas que como " 'caminhões' que colocam a marcha em ponto morto e descem uma incrível ladeira sem medirem consequências, atropelando a todos." Adorei esta metáforas, e mais ainda :"Se conseguirmos desviar... já estamos no lucro!"
      Então minha querida amiga, até a natureza nossa mãe e criadora, pode nos castigar, mas ter a quem falar, entender e ser entendido, é uma graça divina, graças a Deus, tenho amigos como tu que com graça, leveza, poesia e lucidez, sempre engrandece este blog. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Autenticidade

    Era um poeta em crise existencial
    Que se vê como pássaro no quintal
    E renega o que sua mente encana.
    Como ser nobre sem ser Quintana?

    Colorar em palavras de aquarela
    Sem parecer a fabulosa Florbela?
    Escrever sem nunca se locupletar
    Como sempre o fez Ferreira Gullar?

    E lhe vêm os passarinhos então
    Que estes tantos outros imitarão
    Mesmo que estejam em revoada

    Não lhes acode imitar ninguém
    Porque canto natural as aves tem
    E pelo canto não nos cobram nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta e amigo Jair, adoro citações, e trazes o que há de melhor, Quintana, Florbela...impressionante esta tua disponibilidade para a palavra, para a rima, fico admirado, pois é um parto cada coisa que quero escrever, e tu fazes parecer tão fácil. Sopu teu fã. Isto é dom. Mas o que mais gosto é que é no meu blog e não me canso de ler. Obrigado meu amigo pela presença e acróstico maravilhoso, estou a dever visitas, mas chegarei lá. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Meu amigo Jair, bom texto para reflexão.
    Um abração. Tenhas um ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu poeta Dilmar, meu amigo é sempre um imenso prazer tê-lo aqui, e frequentar teu blog...esta minha nova vida aqui nesta cidade, com estas pessoas, faz com que reflita muito, sobre tudo, e principalmente nas relações com as pessoas. Obrigado pela visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir