quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

MAS E O MUNDO ?


O Sol escaldante sobre a cabeça, o asfalto parece que evapora, o suor percorre o corpo, mas as passadas firmes continuam. Não poderia haver melhor lugar para se fazer uma caminhada, árvores de ambos os lados da estrada, alguns pássaros arriscavam um canto, sob o sol forte de fevereiro. Dizem que é o aquecimento global, o desmatamento da Amazônia, uma praga que se abate sobre o homem, que destrói a cada dia, um pouco mais o planeta. Caminhar, assim o fez, após aquela conversa com o médico.
A estrada está vazia...seus passos não ecoam, sua pele arde, e o suor já percorre todas as partes do seu corpo. Mesmo assim, sentia uma paz como há muito não imaginava mais existir, desde quando abandonou a cidade grande, desde quando deixou de ler jornais, desde quando não ligou mais a televisão . Alienado, talvez os velhos amigos dissessem isso, ao ver sua nova vida.“Tem dias que tudo está em paz e agora os dias são iguais”, lembrou da canção...lembrou também do que pensar de seres que ateiam fogo em outro semelhante ? Por mais que estivesse em paz, que seus filhos estivessem sendo bem cuidados na escola, que no trabalho tudo funcionasse a contento, sorrisos, cumprimentos, lucro. O patrão vai gostar...Era uma nova vida saudável, longe do movimento brusco dos carros da capital, dos gritos nos prédios, das buzinas, das balas perdidas...ainda assim, caminhando em paz não conseguia não ver o corpo em chamas, e seu coração palpitava, e o suor escorria alegre pelo corpo, agora encharcado. Aqui tudo está em paz, mas e o mundo?


"APRENDER A SE COLOCAR EM PRIMEIRO LUGAR NÃO É EGOÍSMO, NEM ORGULHO.
 É AMOR PRÓPRIO."   by Charles Chaplin
                   
 ...até quando ?

18 comentários:

  1. Acróstico

    Medida entre eu e o mundo a mais perfeita
    Apenas que a meu redor está tudo em paz
    Se meu laço com as redondezas se estreita
    Então mundo que me cerca sabe o que faz?

    Ouço esse barulho das ruas mas não sou eu
    Me movo como se protegido por uma bolha
    Um universo desse jeito portanto aconteceu
    Nada indicando se alguém aqui tem escolha.

    Deixo a cada um perceber pois o que perdeu
    Ou o vento faz flutuar a verdade como folha.
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo poeta e amigo e sabedor de todas as palavras Jair...mais um acróstico perfeito, e novamente me rendo a tanta precisão, a tanto talento, não tem como não me encantar, pois a magia de transformar o que está ao redor em poesia, das rimas ricas, e de todo o sentido e indo além por vezes, do que seria um comentário, transformando em outra matriz, outra forma, para dizer do assunto em pauta. Obrigado sempre meu amigo, por distinto carinho com este que te agradece. Que Deus te de a longevidade e alegrias na vida, para que quem esteja contigo possa continuar usufruindo deste privilégio. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. ah! alguém q me entende: rs

    "APRENDER A SE COLOCAR EM PRIMEIRO LUGAR NÃO É EGOÍSMO, NEM ORGULHO.
    É AMOR PRÓPRIO." by Charles Chaplin

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu rei e adorado amigo Bratz, como dizer...lá vai: não sabes como fiquei feliz com:"ah! alguém q me entende: rs" esta frase, mas a idéia da frase do Chaplin não foi minha, havia mostrado o esboço do 'conto' ? para um garoto, o Diogo Souza, e não demorou muito ele me sugeriu, e como tinha a ver, não resisiti e coloquei e tenho meu maior premio que terei de dividir com o menino Diogo, que é estar em sintonia total e perfeita contigo, meu amigo, este é o grande barato de te conhecer. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  3. Boa noite Jair! Nossa... quanta gente letrada, inclusive você.
    Escreves tão bem e expressa com tanta emoção os sentimentos. Amei ler seu texto, que envolve tudo que mais amo, natureza, animais... Beijão meu amigo, até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida Gheni, quanto tempo, mas sempre é tempo (eu acredito nisso rs)...os caminhos na net às vezes nos afastam, e às vezes nos aproximam, isto é meio mágico, pois encontramos os nossos, quem temos uma identificação, pessoas do bem, como nós. Espero que tua família esteja tudo bem. Obrigado por tão carinhosoa visita e comentário. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. E se fosse o contrário, o mundo em paz(sim, uma utopia) e nós não? Será que um é condição pro outro? Divagando aqui, na minha total ignorância,hehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora vivas, a poderosoa Madi está aqui, para nossa alegria..aí estão as interrogações querida amiga, e se fosse o contrário ? Acredito que a paz seja um processo de dentro da gente para fora, que por sua vez deve refletir no mundo, ou deveria...e nós só queremos viver em paz, com nosso trabalho, nossos amores, que as pessoas que por acaso sejamos responsáveis, possam usufruir da vida em sua plenitude, sem estes atos bárbaros que o homem comete em nome de Deus, por exemplo, porque o mundo é um só, se uma bomba muito poderosa explodir no Japão, vai ter consequencias... - também divagando, dentro da minha rs...querida Madi, seja bem vida de volta, espero que esteja completamente recuperada, vendo melhor do que nunca. Fiquemos em paz. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. O mundo somos nós! #simplesassim
    Quem deixa o mundo conturbado somos nós mesmos!

    Adorei a frase final! Adorei.

    E eu tb adoro The Smiths

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz e agradecido com tua visita minha amiga Patricia...concordo, para chegar a esta condição preciso passar pelo drama rs, o conflito parte de nós, mas nós somos do bem e aqueles que abertamente não são ? Sempre gostei do 'Carlitos', à medida que cresci pude conhecer o homem por trás do ser mágico que eu conhecia, e realmente ele é um gênio, e como gênio via claramente, o que pode custar uma vida inteira para nós comuns mortais. Esta frase foi sugestão do menino Diogo, que comentou logo abaixo.
      Existem coisas que fatalmente me aproximam de pessoas, e geralmente não sei o porquê, contigo, acabei de descobrir esta empatia de sempte, os Smiths - é a banda da minha vida (coisa de guri rs). Sempre muito bom estar na tua presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Olá, amigo jair:
    Acho que em qualquer lugar do mundo, por mais viagens que façamos, ou morar na menor aldeia, sempre seremos a mesma pessoa, com os mesmos problemas, angústias, medos, raivas. O que muda (quando queremos ) é o nosso interior, nada fora fará esse papel! Sempre retornaremos pra 'casa' trazendo a cruz de volta.. O mundo continuará o mesmo. O processo é de dentro pra fora. Adorei o texto, sempre se tira proveito!

    Grande abraço, amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, gosto daquela máxiuma 'Deus escreve certo por linhas tortas', e é uma grande verdade para mim que sou temente a Ele, acho que passamos por poucas e boas na vida, quedas, tristezas, dfesorientação, mas não desistimos,seguimos,tentamos, e estamos aqui, vivendo dignamente donosso esforço, isso, acredito veio de nós, de dentro e é nosso legado, nos acompanha...divagando com Tais rs. Querida amiga, muito obrigado por tuas gentis palavras, este carinho que demonstras sempre por mim, por meus escritos, muito obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Boa tarde, colega!
    Notório o sentimento exalando de suas palavras, o que torna a leitura do seu texto mais que agradável, mais que interessante , e prazerosa.
    Parabenizo-o pela escolha do tema - do qual entendo não ser nada menos que uma critica social, assuntos estes de tamanha importância, mas que poucos se arriscam a escrever expressando sua opinião. Como contribuição gostaria de dizer-lhe que, talvez, se mais pessoas se perguntassem isso, menos importância teria sabermos a resposta, afinal, demonstraria, deste modo, que as pessoas ainda preocupam-se com a coletividade, fator fundamental para o desenvolvimento social pleno.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido colega Diogo, primeiro obrigado por interagir ao vivo, pessoalmente neste post, quando te mostrei não esperava mais que uma leitura rápida e dizer algo gentil, mas pueril, pois me surpreende mais uma vez...já te falei algum dia, neste pouco tempo de convívio que és uma caixa de surpresa, a juventude explode em ti e tu te permites ser, fazer, ousar, estudar, admiro muito isso...e me surpreende discutindo (no bom sentido rs) o que escrevera e te mostrara, e foi uma conversa rica, uma interpretação de meu texto por mim e outro cérebro curioso, havido de conhecimento e ainda colaborou, obrigado...como disse, é um menino em estado de ebulição cerebral, e me surpreendeu mais uma vez, e será o próximo post. Muito obrigado Diogo por me ajudar a me sentir um pouco mais daqui, e manter a paz que existe nesta cidade e que no momento mora em mim. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Ah, estimado colega, o que dizer-lhe? Apenas encontrei alguem com capacidade reflexiva, o que sinto falta nas pessoas daqui, e sobre teu texto, novamente, sinceramente, repito, cheio de sentimentos e emoções, o que é encantador! Agradeço-lhe alegremente pelos elogios auferidos à minha pessoa, e ainda pela oportunidade de escrever um pouquinho nesse blog fantastico, que em um curto lapso de tempo tornei-me um leitor viciado, que aguarda ansiosamente novas redações. Um grande abraço!!!

      Excluir
    3. Caríssimo, a recíproca é verdadeira, o prazer é meu de tê-lo conhecido. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Jair ...sempre bom refletir no seu blog...abraços meus e obrigada pelas visitas carinhosas no meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida poeta Lia, o prazer é sempre meu em tê-la por aqui, e visitar teu blogé umprazer maior ainda,obrigado pelo carinho de sempre. Carinho respeito e abraço.

      Excluir