quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

QUANDO ESTOU EM PAZ




          Quando estou em paz, as estrelas brilham com mais intensidade, o céu está próximo e quase posso tocar as nuvens, como os brinquedos da infância que se desfazem na memória. Quando estou em paz tenho vontade  de chorar de alegria, pela conquista de alguém que lutou muito, toda uma vida, para construir uma casa. Quando estou em paz meu coração diz que quer amar, e ama, os pássaros, as árvores, as crianças órfãos de pai e mãe. Quando estou em paz meus passos são leves e silenciosos, levando-me por caminhos que me encantam e não me cansam. Quando estou em paz, minha mãe também está, e meu pai, lá no céu está em paz também. Quando estou em paz estou dentro de uma Igreja, estou dentro de mim, estou em Deus.




          Tenho o hábito da leitura, graças a Deus, nesta minha vida de mais de 40 anos já li um bom bocado, mas nunca é o suficiente, pretendo ler mais e mais. Uma grande amiga chamada Bianca, outra devoradora de livros, me emprestou alguns, bem na época que meu falecido pai estava muito doente, estava lendo cinco livros simultaneamente, uma grande confusão. Mas precisava para aliviar minha alma e ter forças para suportar o que eu e minha família tínhamos em mãos, nosso pai desacordado e de alta do hospital (a saúde pública neste país é vergonhosa), levamos para casa e por um período, antes dele partir, fazíamos rodízio para ficar e cuidar dele, e foi neste meio tempo que me vi as voltas com os cinco livros. Acabei terminando a leitura do livro A Trilha, do autor William P. Young, e dos cinco este era o que menos me interessava, por ser meio auto-ajuda, livros que tenho certo medo, por não ser um positivista, enfim. Mas ao devolver e comentar com minha amiga Bi, falei o quanto aquele livro foi bom para mim...passou um tempo, meu pai partiu...e num belo dia Bianca me presenteia com A Cabana, que seria o livro lançado primeiro que o que havia lido.
          Foi uma experiência ímpar, com Deus, através da literatura, pude apurar meus sentimentos com a religião, com Deus, com Jesus e com o Espírito Santo. É uma ótima leitura, uma história intrigante e instigante. Recomendo. No final do livro, após chorar um pouco, refletir, imaginar a cenas que havia lido, as palavras...bem no final falava-se em passar a palavra adiante, se o livro tocasse quem o lesse. O livro me tocou, profundamente. Como os profetas de Jesus que saíram pelo mundo pregando... mas o autor apenas pedia que a pessoa se manifestasse onde ela atuasse. Então estou usando minha página virtual, meu blog para deixar esta mensagem de paz, amor e tudo que Jesus pregou aqui na terra, e meu testemunho, de que só a fé pode nos salvar, deste mundo caótico e quase sem salvação. Por isso estou em paz hoje, pois cumpro com uma missão que não sou obrigado, mas me sinto feliz por fazê-lo.





"A CABANA" de William P. Young


16 comentários:

  1. Quando estamos em paz é uma sensação maravilhosa e esse livro deve ter te ajudado bastante.ler sempre faz bem! Belo post e mensagem! abraço,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma máxima que eu gosto que diz: livro não é tudo, mas depois deles não há muita coisa...ler mostrou-me e mostra um caminho para minha salvação mental rs, de tudo, o conhecimento, e principlamente o prazer de ler, que graças a Deus eu tenho, e depois da leitura deste livro precisava fazer este post. Querida Chica, muito obrigado por fazer parte de minha vida num post bem especial. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Querido amigo Jair, quando estamos em paz, o mundo fica diferente, porque o vemos com outros olhos. Acho que isso é a felicidade.
    Realmente, A Cabana é um bom livro. Recomendo aqui, outro livro, mais ou menos, nessa linha, que também achei interessante: o título é "Se eu Partir". Eu li o número um, mas já saiu o nº 2. Também saiu o filme sobre o livro, mas a este não o assisti.
    Um abração. Tenhas uma ótima 5ªfeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia ser outra coisa meu querido amigo e poeta Dilmar, acredito nisso, como acredito também quea felicidade são momentos isso são instantes, da forma que olhamos e sentimos.Achei bem especial este livro, gosto de ler sobre Deus na literatura, a história de Jesus sempre me comoverá. Obrigado amigo, vou procurar saber deste livro e quem sabe ler. Obrigado pelo carinho de sempre. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. O livro A Cabana é maravilhoso e nos faz encontrar a tão necessária paz no momento da dor. É muito bom saber que você tem vivido a tranquilidade e a leveza que somente a paz pode trazer.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Néia, dos blogs que procuro sempre olhar, o teu sempre me desperta uma paz ou o desejo dela, tuas mensagens, tua forma, teu estilo são harmônicos , mesmo quando existe uma suposta crítica, é sempre um modo Néia de expressar, e eu aprecio muito, e sinto uma imensa honra em te-la aqui, assim como frequentar teu blog, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. O livro A Cabana é maravilhoso e nos faz encontrar a tão necessária paz no momento da dor. É muito bom saber que você tem vivido a tranquilidade e a leveza que somente a paz pode trazer.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. O livro A Cabana é maravilhoso e nos faz encontrar a tão necessária paz no momento da dor. É muito bom saber que você tem vivido a tranquilidade e a leveza que somente a paz pode trazer.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. ...quando estamos em paz e a alma assim se percebe,
    tudo em volta se faz lições, aprendizados, e encantos!

    que espaço lindo encontro aqui!

    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian, seja muito bem vinda neste blog, obrigado pela visita, obrigado pelo comentário tão amável e palavras que gosto muito...Sei que nada é para sempre, falando de sentimentos é mais complicado ainda, e sendo eu, bem, daí preciso de meu psiquiátra rs, mas é este o fato, quando em paz, aprendemos melhor e estamos literalmente encantados...obrigado mesmo pelas palavras usadas em teu adorável comentário, e lindo é tua presença aqui, obrigado. Namastê. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Acróstico

    Quando as estrelas cintilam muito mais
    Unem-se cores em luminosa aquarela
    Apontam que estou totalmente em paz
    Num êxtase de graça sem mais aquela.

    Deixando os problemas do lado de fora
    Ou saber que felicidade vem de dentro
    Expulsar os bichos para irem embora
    Sentindo que a felicidade é o epicentro.

    Também o mundo muito melhor parece
    Ouço o clamor argênteo das trombetas
    Uma estrada mais larga a vida nos tece
    E não há altruísmo que eu não cometa.

    Mais passarinhos sobre nossa cabeça
    Pousam nas flores pois mais borboletas
    Afeta o mundo o que de bom aconteça
    Zunem melhores alvíssaras ao Planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora entendo quando admiro as estrelas, é sinal de felicidade, porque tou em paz, e que está aqui, dentro de mim, só tenho de aprender a libertá-la, e sendo feliz, sou melhor, sou bom; então merecerei as maravilhas que este planeta tem, viver em paz e harmonia com o próximo e a natureza...meu querido amigo Jair, divagando sobre teu poema, gosto de dizer também, inspiração, sinais, carinho, a conjunçaõ das mais belas palavras no mais puro dos sentidos e sentimentos. A blogueira Vivian visitante acima falou em encantos, eu uso agora para dizer de teus "comentários" neste blog, um encanto. Obrigado sempre, amigo.Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Amigo Jair, quando uma leitura nos toca, nos sentimos nas nuvens e em paz. Obrigado por compartilhar.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler é a melhor droga rs, a gente viaja, aprende, se distrai...eu amo ler e realmente meu querido amigo prof. Elian, a gente se sente na nuvens (adoro esta metáfora) e em paz, digo livros como estes, existem os angustiantes, gosto também, gosto de tudo que cai nas mãos para ler - ok,, eu seleciono conforme meu gosto e o que a leitura oferece e até o autor, enfim meu amigo, quando a leitura nos atinge de tal maneira, com uma proporção além dos nosso controle, este eu acho que são os especiais, que passam em nossa vida para fazer a diferença, como pessas boas, como anjos...Obrigado Elian, é sempre tão maravilho quando estás aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir

  9. Meu amigo Jair, ontem li esse post e voltei para comentá-lo. Achei muita verdade aqui.
    Não precisamos do status do carro importado, do computador de última geração ou de roupas de grife para sermos felizes; quanto menos conflitos com nossa realidade, melhor. Paz é viver a verdade, é sentir o espírito confortável, é não ficar indiferente à fome e a dor dos indigentes, e pensarmos que isso é problema apenas dos governantes.
    Precisamos é buscar diferenças e verdades. Creio que os resultados de manifestos coletivos começam na individualidade de nossos atos; estão nas mutações dos nossos sentimentos.
    Você fala em livros, num especificamente, e como aprendemos com os livros, diria que são nossos melhores amigos, neles achamos respostas pra tudo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, tua presença em minha vida é ilumindora, é de paz, é me ajudando a dar forma na coisa boa, no bom que vejo e sinto quando escrevo, sou muito feliz por isso, me faz entender...e livros, livro é tudo na vida rs (comecei uma releitura de Ciclo das águas do Scliar...). Não nos resta muito, só nossa dignidade, a honestidade conosco...isso de começar por nós, dentro de nós é a mais pura verdade, só assim poderemos reverberar o que encontramos dentro da gente, que é o bem, o bem que procuro em mim para estender ao próximo, porque lá pelas tantas o próximo pode ser eu. Obrigado minha amiga, começo a ver com mais clareza os resultados desta busca, que é minha fé, me tornando um homem bom, apesar, apesar, apesar. Já perdi uma de minhas relíquias que é meu pai, só me resta minha mãe e minha vida - quase agoísmo, não fosse a minha vida os amigos que faço e que gostam de mim, simplismente, assim...quero que saibas da importância deste teu comentário, sempre lúcido, sempre amável, sempre me alimentando com mais sabedoria...mas muito mais que isso é este carinho incondicional e completamente amistoso que recebo de ti, do teu marido dr Pedro, isso faz a diferença em mim, enquanto que pessoas muito próximas, uma pessoa, disse-me na minha cara que não gosta de mim, mas sei que não sou mal, posso não ser um anjo, mas sou do bem, obrigado minha amiga, por não perder a fé, assim como eu. Quanto a esta pessoa, entreguei nas mãos de Deus, o resto é vida que segue...Carinho respeito e abraço.

      Excluir