segunda-feira, 20 de abril de 2015

INSTINTO


Estava feliz, com um sorriso no rosto e fones de ouvido no volume máximo e não percebeu o carro que se aproximava em alta velocidade, sendo atropelado. Acordou no hospital, após trinta longos dias para a família, um minuto para ele. Sua mãe abriu um grande sorriso, indo para abraça-lo, ao que ele perguntou quem era ? Quem era aquela pessoa ? Quem eram aquelas pessoas ? Quem era ele ? Dormiu novamente, com os batimentos cardíacos lentos, muito lentos...agora estava perdido, tirou os fones, que tocavam Cranberries a todo volume, para ver se identificava algum lugar conhecido, algum ponto de referência para seguir. Parou. Para onde iria ? O que faria de sua vida, agora que não tinha mais uma. Pensou em Deus, olhou para o céu e achou tão distante, não adiantaria gritar, pedir, implorar. Deus não o ouviria. Fechou os olhos e entoou um mantra, mas não lembrava mais, não era mais ele. Um carro passa veloz e buzina, ele olha como que procurando uma resposta para uma pergunta que ele nem sabia qual era. Continuou a caminhar sem rumo, não conhecia aquelas pessoas que passavam por ele, mesmo tendo morado toda a sua vida naquela cidade. Caminhou sem rumo, até parar para atravessar um um enterro que acontecia naquela rua. Ficou observando, quando então percebeu que conhecia aquelas pessoas, aquela mulher de negro, junto ao caixão, que chorava copiosas lágrimas, não acreditou, era sua mãe. Correu para junto dela, mas não conseguia chegar, tantas eram as pessoas. Mas pode ler na fixa que trazia uma coroa de flores amarelas, suas prediletas, estava escrito seu nome. "So take my hands and come with me We will change reality So take my hands and we will pray They won't take you away They will never make me cry, no They will never make me die" The Cranberries (Animal Instinct)

45 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu mui querido amigo prof. Elian...desespero, quando ele entra no coma pela segunda vez, perdido, esquecido, procurando, procurando, o quê? achei desesperador também, pelo menos tive esta intenção, nesta parte do continho. Sempre muito feliz com tua presença, tuas palavras. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Olá Jair!!!!

    Antiga Benção Celta

    Que o caminho venha ao teu encontro.
    Que o vento sempre sopre às tuas costas e a chuva caia suave sobre teus campos.
    E até que voltemos a nos encontrar, que Deus te
    sustente suavemente na palma de sua mão.
    Que vivas todo o tempo que quiseres e que sempre possas viver plenamente.

    Lembra sempre de esquecer as coisas que te entristeceram,
    porém nunca esqueças de lembrar aquelas que te alegraram.
    Lembra sempre de esquecer os amigos que se revelaram falsos,
    porém nunca esqueças de lembrar aqueles que permaneceram fiéis

    Lembra sempre de esquecer os problemas que já passaram,
    porém nunca esqueças de lembrar as bênçãos de cada dia.

    Que o dia mais triste de teu futuro não seja pior que o dia mais feliz de teu passado.
    Que o teto nunca caia sobre ti e que os amigos reunidos debaixo dele nunca partam.

    Que sempre tenhas palavras cálidas em um anoitecer frio,
    uma lua cheia em uma noite escura, e que o caminho sempre se abra à tua porta

    Que vivas cem anos, com um ano extra para arrepender-te.
    Que o Senhor te guarde em sua mão, e não aperte muito seus dedos.

    Que teus vizinhos te respeitem, os problemas te abandonem,
    os anjos te protejam, e o céu te acolha.
    E que a sorte das colinas Celtas te abrace.

    Que as bênçãos de São Patrício te contemplem.
    Que teus bolsos estejam pesados e teu coração leve.

    Que a boa sorte te persiga, e a cada dia e cada noite tenhas muros contra o vento,
    um teto para a chuva, bebidas junto ao fogo, risadas que consolem aqueles a quem amas,
    e que teu coração se preencha com tudo o que desejas.

    Que Deus esteja contigo e te abençoe, que vejas os filhos de teus filhos,
    que o infortúnio te seja breve e te deixe rico de bênçãos.

    Que não conheças nada além da felicidade, deste dia em diante.

    Que Deus te conceda muitos anos de vida;
    com certeza Ele sabe que a terra não tem anjos suficientes…suficientes…
    ...e assim seja a cada ano, para sempre!

    Autoria Desconhecida

    Te desejo tudo isso, e algo mais que queiras!
    Saibas que tens em mim uma amiga!!!

    Beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Lilly, tenho sido tão feliz nas visitas em teu blog, e tenho sido tão feliz com tuas visitas aqui...sinto-me abençoado. São Patricio considerado um apóstolo na Irlanda. Cranberries, que de certa forma me inspirou este continho são irlandeses...tudo se interliga, nada é por acaso.
      "Que sempre tenhas palavras cálidas em um anoitecer frio,
      uma lua cheia em uma noite escura, e que o caminho sempre se abra à tua porta"
      Amém, minha querida Lilly, amém. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Olá,Jair, boa noite,
    texto forte e intenso... é o animal, é o animal, é o instinto animal em mim
    ...quando nos sentimos em queda, emocionalmente e fisicamente, porque ninguém presta atenção,até nos atropelando, sentimos que nosso mundo interior está morrendo. Vivemos e agimos sem qualquer alegria, como um zumbi, sem qualquer sentimento.Há de se ver as novas possibilidades e perceber a potencialidade em todos os aspectos , através de um olhar mais profundo em si mesmo . Não reprimir as emoções e sentimentos , e nem negligenciá-los.Há de resolver os problemas existentes e nem ver o tamanho deles, cedo ou tarde você terá que seguir o instinto. E talvez, só talvez, isso o levará exatamente onde deveria estar...
    Agradecido,feliz semana, belos dias, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo amigo Felisberto, fiquei deveras comovido com teu comentário, desnudou o personagem, disse-me coisas que ele estava pensando enquanto ocorria o continho...tua visão do mundo, das coisas... é encantador como tuas palavras traduzem os sentimentos nas entrelinhas, pois lendo, percebo o quanto ele estava sofrendo, emocionalmente enfraquecido, perdido do mundo, de tudo, de todos. Minhas ficções trazem um q de minha realidade emocional. Meu blog esta cada vez mais terápico para mim rs, mas não adiantaria nada se não fossem estes comentários dos amigos, o teu comentário, meu amigo Felisberto...então resolverei meus problemas seguindo meu instinto, para chegar lá, exatamente onde devo estar. Obrigado Felisberto, muito obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Jair, que texto bem escrito, impactante final.Gostei de ler,mais uma vez! abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga, só tua presença já me enche de alegria, sinto-me acarinhado por ti...muito obrigado pela leitura de minha criação (eu espero que seja minha rs), meio mórbido este final, mas eu gosto também, quando estava escrevendo, quase salvei ele, quase o fiz sobreviver, mas ele não podia, ele não podia...uso muito de meu instinto ou uma imaginação ativa, exercício junguiano, para escrever, psicografo também rs, enfim, o que me deixa feliz foi tu teres gostado, e mais que isso, ter me visitado, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Meu rei, meu amigo Bratz sabes que tua presença ilumina minha vida virtual e real, que eu gosto muito de ti e sempre peço a Deus para estar iluminado teu caminho. O lado prático da cosia, queria criar uma situção tensa, mas emocionalmente não tem como eu separar o que escreve, o que é escrito, e o que sinto no coração, antes do cérebro é minha porção lírica, não tenho como fugir a isso, mas está implícito, mas não fugiu ao teu olhar, muito obrigado por estar aqui comigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Soneto-acróstico
    À morte

    Apenas tenhamos portanto consciência
    Morte será sempre um inevitável evento
    Opõe-se aos grandes ganhos da ciência
    Rechaçando lógica sutil do pensamento.

    Tânatos sabemos, não brinca em serviço
    Encontra-nos aonde procurarmos abrigo
    Crava-nos a ceifadeira sem compromisso
    Hábil tal como faria com a cevada e trigo.

    Ela, a morte, é inescrupulosa totalmente
    Garante que pobres e ricos ao ignoto vão
    Assim um tratamento igual a toda gente.

    Ninguém à passagem jamais vai dizer não
    Dizem até que ninguém fica para semente
    Obrigados seremos um dia voltar ao chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inevitável, único mal sem cura, nossa única certeza, morreremos, espero que bem velhinho rs, um soneto de tirar o fôlego meu amigo Jair, senhor de todas as palavras. Chama a mitologia para nos mostrar, que há muito tempo isso nos preocupa. Como uma charada do tempo ela nos chega às vezes parecendo que não era a hora, talvez muito jovens, talvez com um plano a caminho ou em ação. A morte nos iguala, nos chama a atenção para vida, nos diz para acordar e viver um lindo dia, com Sol, com chuva, mas um belo dia vivo. Meu amigo, sabes do carinho maior que tenho por ti, desde quando aportou aqui teu primeiro acróstico; outro dia estava lendo um com meu nome, eu imprimi e uso como marcador de livro, sou muito agradecido, muito, por fazer parte dos teus amigos que tem este privilégio, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Cranberries, vc tem bom gosto! Adorei o texto....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh poderosa Madi, minha querida amiga, muito obrigado, faz algum tempo que conheci e passei a gostar deles, anos 90 na universidade, tinha uma música que era tema de um professor rs, Zumbie (saudade, lembrei disso agora). Amo a voz da Dolores e gosto bastante do batera. Estou com um dvd de um espetácula na França, eu já tive, acho que gastei ele rs, então tenho visto/ouvido constantemente. Quanto ao texto, acho que se existisse a trilha seria Cranberries. Sempre muito feliz com tua marcante visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Bom dia, Jair, Sensação agonizante essa de não perceber-se morto custar a ter o reconhecimento de sua passagem pela Terra.
    Aqui, cumpriu sua missão e pode finalmente, perceber, que já não mais fazia parte desse plano.
    Certamente é uma dor para ele, mas para quem fica é bem pior.
    Creio que ele iniciará uma outra missão em outro lugar, que não seja a Terra.
    Muito bem escrito.
    Parabéns.
    Beijos na alma, querido amigo.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga e poeta Patricia, gosto deste olhar poético espiritual que tens, acredito que nada é por acaso, temos nossas missões sim, nesta passagem e sempre chegará um dia que faremos a transição deste plano para outro, e realmente espero poder ter nova chance, outra tentativa quem sabe. Gosto do termo agonizante para este texto, é uma agonia sem estar agonizando no sentido literal da palavra, mas uma agonia de estar perdido, não saber, estar entre pessoas e estar só, estando morto ou não, mas o personagem está morto. Muito feliz querida poéta com esta visita, estas palavras. Estou precisando ler um poema teu, precisando muito, vou te procurar. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Boa noite, Jair. Estou te esperando no meu blog, amigo.
      Adoro ler seus comentários sempre bem expressivos.
      Vir aqui e ler-te sempre é muito bom.
      Tenha uma semana de paz.
      Beijos na alma.

      Patrícia Pinna
      Redescobrindoaalma

      Excluir
    3. Boa noite, Jair. Estou te esperando no meu blog, amigo.
      Adoro ler seus comentários sempre bem expressivos.
      Vir aqui e ler-te sempre é muito bom.
      Tenha uma semana de paz.
      Beijos na alma.

      Patrícia Pinna
      Redescobrindoaalma

      Excluir
    4. Minha mais querida poeta Patricia, jáli teus poemas, sempre os leio, mas falta-me um pouquinho de tempo, pois teus poemas são profundos demais para eu para dizer meia dúzia de palavras. Fico feliz por me esperar, e completarei minha felicidade comentando e me encontrando dentro de teus doces e por vezes cruéis, mas belos, muito belos poemas. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Enquanto lia o texto, penso: a dor de não ter um rumo enquanto estar vivo, e assim de repente ... em questão de segundos, perder tudo .... não sei se essa é a interpretação certa, mas ...

    R U Mine Man?
    http://rumineman.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Chris, cara, a cada vez descubro um blog diferente teu, tento virar seguidor, assim não perco mais de vista...outro dia li num blog perto do perfil que dizia: me sigua se não tu me perdes, claro que segui, achei além de genial, prático, pois existem uns quantos que estive, li e acabei não sabendo voltar, agora se gosto já vou seguindo...acho perfeita esta tua interpretação, gosto mesmo, acho que enquanto ele andava pela rua com o fone a todo volume, estava já sem rumo, absorto da vida, estava ali, mas muito longe ao mesmo tempo, foi realmente perfeita meu amigo, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  10. Adorei!

    Receba um abraço espremido da sua Cia. De Teatro Atemporal!

    Clemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto-me abraço e esprimido Clemente, fico muito feliz com este contato com algo que algo que gosto muito que é o teatro, realmente o teatro é atemporal. Acho que a melhor fase que vivi até hoje, foi quando pertencia a um grupo de teatro, o Verso Explícito, nos anos 80, éramos tão felizes, divertidos, líamos muito, tenho muita saudade, e éramos amigos uns dos outros, amizade parece algo fora de moda nos dias de hoje. Muito feliz em recebê-los. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  11. Houve uma época que ouvia Cramberries sem parar !
    Uma fase de descobertas e dores, mas muito produtiva para o que sou hoje. Cramberries também passou, talvez a época tenha passado, mas somos uma grande mistura de tudo que vivemos !
    Muito legal o texto !

    Abração !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu fotógrafo favorito Marcos, não precisaria te dizer que tua presença já me deixa louco de feliz...pois é, tive esta fase também, mas me caiu em mãos um dvd de um show na França, que tive, então não consigo parar de ouvir. Eu já considero um clássico esta banda, e na época que a conheci era isto que ela me passava,uma angústia gostosa, se é que é possível, mas junto vinha também descobertas e dores, ajudou-me a crescer com certeza. Ouço as músicas que postas no teu blog, mas nada me faz chorar, como the smiths...eis o que somos, uma mistura de tudo que vivemos, amei este comentário meu querido amigo Marcos. Carinho respeito e abraço

      Excluir
    2. Smiths não passou como Cramberries, continua até hoje ! Dias atrás tive uma crise de Smithisse no FB ! rs !

      Abraço !

      Excluir
    3. Meu amigo, após esta minha over de Cranberries, voltei a velha forma e coloquei The Simths no seu lugar, ou seja no meu ouvido e olhos também...adorei esta 'crise de Smithisse', esta crise é crônica em mim rs, forever...muito bom Marcos, muto boa esta tua reaparição neste comentário do comentário do comentário rs. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    4. Estou sempre por aqui , mesmo que vc não saiba ! haha !!

      Abraço !!

      Excluir
  12. Alucinante, sub realista.... muy interesante tu relato...
    Paz y armonía, querido y buen hermano
    Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido hermano Isaac, gracias tua presença...alucinante, amei, sub realista (vou adotar para minha suposta literatura fantástica rs). Isaac teu blog me faz tão bem, o que dizes me faz um sentido especialmente profundo em minha alma, minha consciência, sãopoemas que ensinam bns caminhos a seguir. Estou feliz por tua palavras, por tua presença. Carijhnnho respeito e abraço.

      Excluir
  13. Alucinante, sub realista.... muy interesante tu relato...
    Paz y armonía, querido y buen hermano
    Isaac

    ResponderExcluir
  14. A morte é só uma passagem... Ele já estava "lá" e não sabia.
    Muito bom.
    Beijo, Jair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade minha poeta Shirley, ele demorou um pouco até perceber que já havia feito a passagem. Obrigado por tua honrosa visita,poeta dos mil sentimentos. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  15. Meu bom amigo Jair, se você fosse artista plástico não tenho dúvidas que seria um surrealista. E dos bons.Tem queda, manda bem. E um surrealista meio mórbido! rsss Mas acho ótimo, realmente teu blog pode ser considerado como uma terapia de apoio: algum problema?
    - Não; vamos ao blog do amigo Jair que lá tem de tudo um pouco, genial!!
    Aí vemos que todos somos mais ou menos iguais. A maneira de destrinchar o negócio que pode ser um pouco diferente, ao gosto do freguês.
    Parabéns por mais esse texto muito criativo, mas meu comentário foi por outras avenidas...rs
    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, fico tão lisonjeado com teus elogios, ok, é um suposto surrealismo mórbido rs, mas sinto-me a vontade, dentro da minhas limitações criativas, trazer pra minha literatura (barata?) os fatos comuns do dia a dia de uma forma metaforicamente obscuro...e isso nos últimos tempos tem um motivo, meu estado emocional, tenho andado muito triste, mas nada que me faça desistir de viver e rir, de apreciar a companhia de amigos, como tu, de olhar o céu e ver que é bonito, consequentemente o que escrevo e o que me escrevem nos comentários me ajudam, me servem de parâmetro para o que realmente sinto, posso voltar a ler o que foi escrito, e me entender melhor, é terapia sim rs. E isso que dizes, minha amiga, de destrinchar o negócio, rs, gosto disso rs, funciona mais ou menos assim, somos tantos, temoso tantas visões e opiniões diferentes, mas que podem ser úteis, senão para mim, para alguém, tem também a forma de ver as coisas, e isso me enriquece e muito. E complementando o que dizes, acredito nisso, lá no fundo, nem tão fundo, somos todos iguais, uns mais outros menos, mas somos farinha do mesmo saco, seres do mesmo planeta. Minha querida amiga fico sempre feliz com tuas visitas, sempre e teus comentários me deixam numa zona bem confortável, de que o que eu crio tem entendimento, nem sempre o meu entendimento, mas é entendido e reconhceço isso, pois me acrescenta.
      Teus comentários querida Tais, podem até vir por vias tortas, mas o fim é sempre acertado, muito obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  16. Tem poesia nova, querido. Eu espero que goste do conjunto da obra e que a mesma toque o teu coração.
    Desejo o melhor para você, amigo.
    Fique com Deus.
    Respondi acima.
    Paz.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga e poeta, das maiores, Patrícia, teu poemas me seduzem de tal forma, qiue me perco e me acho entre sentimentos que estão dentro de mim e que me rodeiam ao mesmo tempo, teu poema, o amor contido nele, me faz bem, ou quase bem, já que não me apaixono por alguém fazem muitos anos. Mas minha dorada poeta Patricia, meu tempo na internet nãoémuito, mas já li teus poemas, estou atrasado com, os comantários, mas os farei, porque me é muito prazeroso. Perdão pela demora, mas estou indo lá. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  17. Tem poesia nova, querido. Eu espero que goste do conjunto da obra e que a mesma toque o teu coração.
    Desejo o melhor para você, amigo.
    Fique com Deus.
    Respondi acima.
    Paz.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, Jair. Foi mais de um comentário meu com o mesmo sentido, não entendi.
      Desejo uma excelente semana pra você.
      Espero que o amor se faça presente em sua vida. Amar é sempre bom seja em que sentido for. Beijos na alma.
      Você temWhatsapp?
      Te passo o meu.

      21 997023772

      Fique na paz.

      Excluir
    2. Desculpe, Jair. Foi mais de um comentário meu com o mesmo sentido, não entendi.
      Desejo uma excelente semana pra você.
      Espero que o amor se faça presente em sua vida. Amar é sempre bom seja em que sentido for. Beijos na alma.
      Você temWhatsapp?
      Te passo o meu.

      21 997023772

      Fique na paz.

      Excluir
    3. Minha poeta mais querida, minha doce Patricia tua presença neste blog nunca será demais, eu que peço desculpas por não me fazer presente por escrito nos poemas, mas já os li, mas logo estarei a comentar, o que me dá muito prazer, já sabes. Não tenho whatsapp, nem face, me fizeram um mas nunca acessei, acho que blog e email são o máximo que posso fazer para não perder o trem da história, mesmo porque tudo tem um custo e infelizmente não posso me dar a estes gastos no momento. Mas na blogosfera pode contar comigo, aliás eu é que conto com teus poemas, que conseguem ver o amor que guardo ou esta perdido dentro de mim, ajuda-me a me revelar, a ter coragem, a me permitir...estou muito longe ainda, e talvez até nem aconteça de eu vir a ter um grande amor, tá bom, pode ser um amorzinho, mas enquanto isso deliro com teus poemas. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  18. passando Jair para desejar-lhe uma maravilhosa semana!!! Abençoada e cheia de paz!!!
    beijos e beijos ♥

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilly, minha querida amiga, tenho certeza que com tuas vibrações esta semana será esplêndia para mim, e como o bemn desejado retorna em dobro, esta semana será duplamente maravilhosa para ti.Obrigado pelo carinho. Carinho respeito e abraço.

      Excluir