sexta-feira, 10 de abril de 2015

POR QUE ESCREVO ?


"Houve um tempo em que achei belo um poeta dizer que escrevia pela razão por que uma árvore dava frutos. Só bem mais tarde descobri ser um embuste aquela afetação: o homem, por força, distingue-se das árvores e tem de saber a razão de seus frutos, cabendo-lhe escolher os que há de dar, além de investigar a quem se destinam, nem sempre oferecendo-os maduros, e sim podres: e até envenenados." by OSMAN LINS

16 comentários:

  1. Escrito nas estrelas

    Escrever não é peso, é prazer apenas
    Palavras me compulsam a esse mister
    Onde uma grande ideia seja pequena
    Resolve expressar o que lhe aprouver.

    Querer escrever não será o suficiente
    Um texto tem que ter certa maturação
    Em geral, um escrito manda na gente
    E vai conduzindo a nossa inerte mão.

    Seja onde houver certa competência
    Criatividade a algum assunto somada
    Registra-se um evento com sapiência.

    Então é difícil escrever meu camarada?
    Vai ser se não existir alguma tenência
    Ou você escreve, ou perde sua tacada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é peso, é prazer, e no meu caso necessidade...até parece que ele escreveu isso pensando em ti, mas com o tempo, acredito, amadurecemos e aprendemos de verdade, controlamos...sempre me encantei com teu domínio das palavras, o que tu queres, como tu queres, e a verdade intrínseca, pois o que escreves sempre tem um sentido, e oferece somente os frutos bons, como este acróstico, é teu melhor fruto, tu fazes isso, penso eu, pois tem um amadurecimento (sabe essa coisa de profissional ?), sinto em ti com relação a tua relação com as palavras...meu caríssimo amigo e poeta Jair, senhor de todas as palavras proporcionaste mais um daqueles momentos de felicidade suprema com tuas visitas em meu blog. Li na sexta, ainda, e passei um final de semana me sentindo muito bem com o mundo , ae agradecido por Deus colocar em meu caminho pessoas tão especiais, com tantos talento, um dom divino e Ele me permite conhecer estes seres, e cá tu estas, afagando minha alma. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Olá querido amigo.
    Eis aí, uma grande verdade.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu adorável prof. Elian, meu amigo querido, alegras minha vida com tua presença, também gosto e acho uma grande verdade também, não é simplismente escrever (se bem que às vezes faço isso, chamo de imaginação ativa, uma espécie de psicografia rs), tem que ter um objetio, um sentido, por mais subjetivo que possa ser. Acho que é a tal da meensagem que passa. Sempre agradecido pelas palavras, pela visita, pelo carinho. Carinho respeito e abraço.,

      Excluir
  3. Respostas
    1. É um texto grandinho de Osman Lins, este pedaço, que é começo, eu recitei quando fazia teatro amador, nos idos anos 80, achei este pedaço no começo do livro Morangos Mofados do Caio Fernando Abreu, ele sempre me mandando referências...acho que lidamos muito com isso, fazendo nossos blogues, o que postamos, o que esperamos ou não, mas sempre existe um motivo pelo postado, um sentido, mesmo que seja só para nós rs. Meu rei, meu amigo Bratz, tua presença realiza meu ego de blogueiro, tua presença me faz bem e me dá um status que eu gosto, de bem relacionado na blogosfera, em Blogsville. Meu carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Osman Lins, grande escritor, que morreu relativamente jovem.
    Um abraço. Tenhas um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos cinquenta e poucos anos se é muito jovem para morrer, ainda mais quando se tem muito ainda a dizer, a nos dizer, que era o caso. Sempre muito feliz com tua nobre presença meu amigo e poeta Dilmar. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Olá Jair, post forte, e eu diria, quase pesado-mas esses são os melhores pois nos dão uma sacudida, nos fazem pensar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderosa Madi, que prazer recebela novamente, era o estilo que faltava nestes comentários, agora já tem. Como comentei com nosso amado Bratz, vivemos quase isso comnosso blogues, no que postamos, pode ser algo bom, saudável ou algo mal, envenenado...é de pensar mesmo minha lady, e a família, tudo bem ? Sempre abrilhantando (existe esta palavra ? rs) este blog com tua luz de Madi. Carinho respeito e a braço.

      Excluir
  6. Olá Jair amigo

    A árvore saberá que dá frutos? Não tem cérebro, não poderá pensar, não pode decidir. Alguém a comanda, a faz florir e dar frutos, mas não ela.Ela é uma escrava no bom sentido.
    O Homem decide por si - pode ser um Santo - como pode ser um demónio. Mas tem a possibilidade da escolha.
    Ou estarei a pensar errado? - Também admito.....
    Abraço, e boa semana.
    Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha adorável Dilita, amei tuas indagações sobre a árvore, amei de verdade, afinal, não pensas errado quando diz : "O Homem decide por si - pode ser um Santo - como pode ser um demónio. Mas tem a possibilidade da escolha." É disso que o micro texto fala (eu acho rs). Te mandei por email e texto inteiro do Osman Lins. Obrigado pelas felicitações de aniversário, fiquei muito feliz, receber felicitação de além mar...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Olá,Jair, boa noite,
    Osman Lins...Talvez a razão que usamos para escrever seja tão simples, que nunca parei para pensar nisso, escolhas, decisões ou simplesmente porque há coisas que precisam ser escritas e não faladas, como o escape daquilo que está dentro de nós, intrínseco, o que faz do ato de escrever parte importante da realização de nossos sonhos!“Realizar uma obra é construir um edifício. Lá está ele. Digam o que disserem, façam o que fizerem, lá está ele, plantado no mundo, com suas portas abertas.” Osman Lins...
    Agradeço,feliz semana,belos dias,abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Felisberto, sinto-me muito honrado com tua visita e sempre pertinente comentário, neste mesmo texto de Osman Lins ele provoca contando a história do barbeiro, dizendo que 10 anos para aprender a amolar a navalha, com 7 ou 8 anos de profissão ainda não havia aprendido ao que ele respondeu: "que se dava por feliz, pois o que custa a se aprender é porque tem segredo, e o segredo vale mais do que o sabido por todos. Eu estava disposto a aprender, se necessário durante a vida inteira, alguns segredos da arte de escrever." Acho que é mais ou menos comigo, ainda não aprendi a escrever, mas vou tentando, porque gosto, porque me faz feliz, porque necessito escrever. Obrigado por estar aqui amigo Felisberto. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Olhando seu blog hoje, acabei encontrando mais um post interessante Jair!
    Forte como a vida!...
    Te desejo uma boa noite, de paz e certeza em um amanhã sempre melhor!

    Beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Lilly, é tão bom ficar te encontrando por aqui...porque escrevo acho que já sei, uma necessidade, uma tábua de salvação, uma terapía, o fato é que este texto traduz de uma forma bela e real o que talvez muitos de nós sentimos com relação a nossa produção criativa, com o que estamos postamos...obrigado querida amiga, reciprocidade, sintonia, amizade e prazer na leitura e tolerância com o que encontramos, por que acredito que isso nos faz crescer, sinto que eu cresço com tua presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir