quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PERDIDOS





Formavam uma imensa, infinita horda humana caminhando a esmo no hemisfério norte, carregavam saudade, dor, esperança... era a esperança que os alimentava a seguirem, quase sem ter para onde, portas e portões fechados a todo instante, nesta longa travessia, caminhos sem fim. Para trás, além dos passos, cansados, doídos, deixam seus filhos mortos, os sonhos que vão caindo ao chão, como o pão picado deixado por João e Maria, para encontrarem o caminho de volta, mas o pão e o sonho serão consumidos pouco a pouco pelo tempo, e não haverá mais volta, e não haverá mais vida. O cansaço os lança para frente, ombro a ombros, apoiam-se, um farelo de pão, dividem. Tudo que sabem ou querem é a paz que há muito deixou de existir na terra natal. Mas até quando caminhar ? Onde chegar e descansar na sombra de uma árvore colorida, sob o céu que os protege...desligo a televisão e tento relaxar. Não consigo não pensar na travessia, não consigo não pensar em mim, nas pessoas que ficaram, passaram nesta minha caminhada a passos lentos para o futuro. Restam lembranças, saudade, nunca arrependimento, mesmo dos momentos mais complicados das relações humanas que a vida nos impõem...mesmo que teus olhos me neguem, como Judas negou Cristo, não vou quebrar os vitrais da Igreja, eles representam a Santa Ceia, em que traídos e traidores brindam... Brindemos: “Vamos celebrar a estupidez humana A estupidez de todas as nações”. Enquanto não conseguirmos olhar para o ente ao lado de verdade, respeitar o espaço alheio, a vida alheia. Enquanto não libertarmos nossos corações para o amor, nossos braços para um abraço. Enquanto houverem crianças chorando de fome. Enquanto as matas estão sendo queimadas. Enquanto não perdoarmos os pecados feitos antes de nós. Enquanto não cortarmos as divisas que separam o mundo, enquanto não enxergarmos com os olhos da alma....andaremos perdidos pelo mundo, perdidos dentro de nós...e andaremos a esmo pelos dias, pelas noites sem fim.



“Venha, meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão.”
by Legião Urbana

28 comentários:

  1. É com tristeza imensa que os vejo e posso sentir a dor que ignoram para manter a esperança. Não foram eles que buscaram ou alimentaram a guerra e a destruição. E muitos dos que fomentam a animosidade irracional de alguns povos, em nome de interesses próprios, lhes fecham as portas. E também são chamados seres "humanos". Estão, de fato, perdidos!!! Gostei muito de sua postagem. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Marilene, a visão das pessoas caminhando em filas pela estrada, como nos filmes de nazismo, coma a marcha dos judeus, fiquei pensando, o que era aquilo que via no meu tempo hoje, mas também eu, meu estado emocional diante de tudo isso, dentro de mim, o sofrimento meu e do mundo...pretensão né ? mas é como as palavras se formam dentro de mim, as frases, o texto. Somos todos seres humanos, mas porque esta irracionalidade reinante, esta intolerância. Eu estou vivendo uma situação ímpar na minha vida, de relacionamentos, sempre me achei fácil e difícil ao mesmo tempo, mas um ser do bem, e estou conversando praticamente só aqui no blog, ou bem longe do trabalho...estou cada vez mais dessintonizado das pessoas reais, definitivamente não falamos a mesma língua, ou não queremos nos falar, o lado bom é que penso mais, leio mais, trabalho mais, cuido da minha vida e tento entender este mundo que nos rodeia conversando aqui com meus amigos virtuais, que são reais. Importante depoimento querida Marilene, agradecido pela presença tão consciente. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Triste realidade tão bem trazida! abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga, estou com saudades do céu, do teu céu, preciso ir lá...uma realidade muito triste querida Chica, mas está acontecendo, neste instante deve ter alguém num barco tentando atravessar um mar que não cansa de receber mortos. Sempre feliz e iluminado por tua presença minha amiga, obrigado. Carinho respeito e abraço.,

      Excluir
  3. Planeta sem fronteiras?

    Quando na África nasceu a humanidade
    Natureza nos deu cérebro e duas pernas
    Para que pensemos com judiciosidade
    E que nossas andanças sejam eternas.

    Partiu o homem da África para o mundo
    Era o seu lar então, sem destino traçado
    Nômade, cruzou terras como vagabundo
    Povoou o planeta, cada nicho, cada lado.

    Então criou tribos, países, tudo segregado
    Violou pois aquela sua tendência natural
    Criou as fronteiras e reuniu-se como gado
    Cada país dizendo: transpor aqui é ilegal.

    Cadê aquele nomadismo sem fronteiras?
    Nossa liberdade de ir e vir, onde foi parar?
    Agora não se pode andar por onde queira
    Nunca se deve qualquer limite ultrapassar.

    Se há uma guerra aí, não é meu problema!
    Permaneçam e morram, se este for o caso
    Nós nesta nação morreremos de enfisema,
    E nem um pouco nos interessa o seu ocaso.

    Contudo, se violarem nosso pátrio espaço
    Os mandaremos de volta para a sua nação
    Não queremos com vocês criar algum laço.
    Então não cheguem aqui criando confusão.

    Pois vão embora cambada de maltrapilhos
    Vocês, pobres, pertencem a outro Estado
    E não venham aqui empanar nosso brilho
    Neste planeta é cada um no seu quadrado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Jair Lopes, senhor de todas, todas as palavras...honra-me mais uma vez com este poema teu, um comentário que nos dá uma visão perfeita do que ocorreu no passado e onde este post chegou. Meu poeta, sempre espantoso, para mim, a forma que colocas o sentido a serviço das palavras, ou seria o inverso ? mas isso é um dom. Assim caminha a humanidade, e nesta caminhada fomos mutando, mais para o mal que para o bem, o resultado todos sabemos, vemos e vivemos nele, cercados por muros, defensores da propriedade e da família, e o outro ? Que importa o outro...a parte final do poema, infelizmente representa a sociedade hoje, não precisa ir muito longe, a própria internet é usada contra o seres humanos, no caso os imigrante haitianos aqui no Brasil. Infelizmente continuamos a viver para nossos umbigos, como concluis no teu poema:
      “Neste planeta é cada um no seu quadrado!”
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. uau! belo texto! pensar na travessia,no caminho! parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou...a travessia deles, a caminhada, mas eu continuo a caminhar, a travessia de minha vida, de nossas vidas. O mundo é redondo e é um só, às vezes não é tão fácil imaginar ele todo partido, cada qual com seu pedaço, afinal somos uma poeira cósmica no Universo. Fico feliz demais quando apareces por aqui, estou devendo visitas, mas logo passarei por lá. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Um texto profundo, e que deve fazer bem às pessoas com fé que o leem.
    Espero que continues escrevendo, caro Jair, sem desanimar.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Pedro, sabes o quanto me sinto honrado com sua presença...gosto do que dizes, pois à medida que escrevia, tentava não ser trágico, como às vezes sou rs, por que eu também não quero este fim, quero ter ainda esperança, mas se não tiver Fé, as coisas não acontecem... não quero perder minha fé dr Pedro, não vou desanimar...obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Texto triste... mas realista... o retrato de um mundo perdido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Frida, que seja só um retrato deste mundo perdido, pois é muito triste, e realmente swtá acontecendo no mundo agora, neste instante...que seja só um retrato, que logo seja esquecido e sua imagem desapareça...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Mientras haya vida habrá esperanza... no todo está perdido.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi hermano Rafel, gracias por sua presença...a própria travessia, a caminhada carregam dentro de si uma esperança, e como dizes, onde há vida há esperança, e havendo esperança nem tudo está perdido. Acredito nisso meu amigo Rafael. Carinho respeito eabraço.

      Excluir
  8. Eis um texto de conteúdo para suscitar reflexão. Excelente!
    Um abração. Tenhas um ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Dilmar, muito lisonjeado e agradecido fico com tuas palavras, acredito que se refletirmos e pedirmos a Deus proteção para o mundo, já será o começão de uma corrente do bem pelo do mundo. Muito feliz sempre com tua presença meu poeta amigo Dilmar. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Pois é, meu bom amigo Jair, quem disse que esse planeta seria uma diversão? Que nossas vidas seriam um mar de rosas? Todos penamos, uns no começo, outros no final do percurso. Sorte é se esse caminhar, segundo Quintana esse 'longo caminhar', seja mais ameno possível. Aí depende um pouco de nós, mesmo com as adversidades, tocamos a vida sem pensar muito o que ficou pra trás e o que vem pela frente. Se pensarmos muito, dá vontade de dormir o dia inteiro e acordar só nas horas boas. Mas isso não dá para levar em conta, são devaneios, como você diz e eu também concordo. A vida é luta, vence aquele que souber usar as armas certas.

    * Que linda árvore, seus galhos imensos vão se acomodando...
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, fiquei pensando numa figura para ilustrar o post, na dúvida vou para as árvores, lancei árvores do hemisfério norte no Google, e está me cativou, seus galhos, ramificações, como caminhos... quanta lucidez minha amiga, todos temos a mesma sina humana, em determinado tempo, ou no começo e lá pelo fim, ou...e depende única e exclusivamente de nós (ok, uns tem mais oportunidades que outros, mas todos estamos aqui e temos o dever de lutar por nossa vida). Gosto de citações, e quando é Quintana não resisto, ele sempre tem versos para toda minha vida; dando uma olhada hoje em Quintana achei um poema que fala em Poa e não resisti, deixei na casa do nosso amigo e poeta Dilmar.
      Minha querida amiga por vezes parece que o mundo é cruel, que os seres humanos são cruéis, mas nós não somos, nós queremos o bem de todo mundo, temos fé, acreditamos que é possível, e não desistimos ainda. Sempre maravilhoso trocar ideias contigo. Aliás estive no Das Artes e não pude comentar um conto teu que li lá no blog. Dormir e acordar só nas horas boas, grande ideia, grande devaneio rs...Carinho respeito e abraço.

      Excluir

    2. Jair:
      Como o 'Das Artes' é um blog diferente, de pesquisa, não convém deixar a janela aberta, o pessoal solicita muita coisa e não me dão tempo, eles têm pressa para os seus trabalhos. Fico muito agoniada e fechei. Mas respondo sempre, no meu tranco. Mas deixei o “contato”, chega muito bem a mim. Não deixo ninguém dependurado, e tem dado muito certo, todos os dias chega algo e ajudo com o maior prazer. E também parabenizando, muita delicadeza, o que é ótimo.
      Valeu, amigo.

      Excluir
    3. Então tá bom minha amiga, mas o Das Artes é um blog bom para se olhar, contemplar, apreciar, lavar a alma. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  10. "andaremos perdidos pelo mundo, perdidos dentro de nós...e andaremos a esmo pelos dias, pelas noites sem fim." Esta é a sina do SER, desde que ele se entende por SER. O quer fazer para quebrar este ciclo: Perdoar os erros alheios e assumirmos que, também nós cometemos os mesmos ou até erros maiores em nossas vidas. Só assim conseguiremos SER um SER pleno.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Meu rei, meu rei Bratz, meu adorado amigo, minha referência na blogosfera, sei que estou em dívida contigo, mas assim que puder passarei em revista os últimos posts teus...E só conseguiremos conhecer um pouco mais do ser, depois de termos sidos cobaia nesta existência, é preciso que tenhamos feito um grande percurso de nosso caminho existencial...porque como dizes, nossa sina, viver é um constante andar, tentar, conquistar, ser...mas estamos incapacitados da plenitude, pois ao invés de nos elevarmos, estamos retrocedendo em atitudes que podem perder o controle, então se instalará o caus...falas da coisa mais difícil, ou uma das mais, que é perdoar, perdoar de verdade, de coração e também nos reconhecermos, não mentir mais para nós mesmos. É meu rei, continuo a precisar de tuas iluminações, consigo assim ver um pouco mais longe, me reciclar, e quem sabe, com muito esforço não consiga me aproximar da plenitude. Sempre maravilhoso te ter aqui, poder refletir com tuas palavras, e saber que estou na tua lembrança, assim como estas na minha memória e no meu coração, meu rei, meu amigo Bratz. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Dr Eduardo, sempre um imenso prazer em recebelo por aqui...sou um apixonado por árvoes, acho que é a figura mais presente nestes 6 anos de blog...minha alma interiorana vivia entre as árvores, sobre elas, e sempre gostei de abraçar árvores rs. Gostei demais de tua presença, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Gostei de seu blog, irei participar sempre, abraço.

      Excluir
    3. Gostei de seu blog, irei participar sempre, abraço.

      Excluir
    4. Fico feliz e lisonjeado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir