quinta-feira, 23 de junho de 2016

RUÍNAS - 40 DEGRAUS




I want the freedom and I want the guile

I want the freedom and the guile

Oh, Life tends to come and go

As long as you know

Know know know know

Know know know know

I won't share you

I won't share you

I'll see you somewhere

I'll see you sometime



The Smiths



Quando tento olhar nos teus olhos e só vejo a parte branca, um olhar de maldade. Aconteceu de chegar aqui, os caminhos são tão escorregadios, as bifurcações e as nossas escolhas, estas sim podemos culpar com vontade, quem mandou ela me fazer escolher este caminho, e chegar neste castelo em ruínas, assim como as pessoas que aqui habitam. Minto quando digo todos, os com sorte conseguem fugir, partir, se aposentar. 40 degraus subo e desço todos os dias, antes com raiva, agora com prazer, com obrigação, é meu trabalho, e corro o risco de me tornar um velho sarado. Estas ruínas refletem o que querem transformar meu coração, minha mente, meu destino. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas deveríamos amar as pessoas como se não houvesse amanhã, diria Russo...mas é tão mais fácil criticar, fazer comentários maldosos (vide internet). E parece muito mais fácil odiar, e é o que as pessoas estão fazendo. Sinto o ódio naquele olhar de olhos brancos.

Ouvi esta frase e achei linda: “Eu me disponho a me perdoar... por acreditar que poderia oferecer alguma coisa a outros antes de oferecer a mim.”

Como perdoar de verdade, se já perdoei e nada adiantou, agora não oferecerei minha outra face, vou apenas dormir como se nunca dormiu na vida, um não belo adormecido, com camisa de força e muitos remédios que me impeçam de morrer ou de ficar acorrentado na masmorra deste castelo em ruínas.

Quero a liberdade e eu quero o dolo
Eu quero a liberdade e o dolo
Oh, a vida tende a ir e vir
Contanto que você sabe
Sabe, sabe
Sabe, sabe
Eu não vou te compartilhar
Eu não vou te compartilhar
Vejo você em algum lugar
Vejo você em algum momento

The Smiths

13 comentários:

  1. vc [e injusto quando diz que tenho olhar de maldade.Náo tenho. Apenas aprendi que náo posso ultrapassar o limite de ninguem. Náo faria isso justo com vc.Perdoe sem se preocupar se seu perdao foi aceito. [e assim que funciona.Se adiantou ou nao, livre-se desse peso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não te entendo e não é nada contigo, nem pensava em ti, aliás, pensar como se nem te conheço...por estas e outras penso por vezes acabar com comentários. De qualquer forma obrigado pelo tempo perdido aqui neste post. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Ás vezes é muito difícil remexer nossas ruínas, principalmente, se é lá que deixamos aprisionados velhos sentimentos. Perdoar é libertar-se dos escombros que nos tiram o sono!
    Abraços, poeta e amigo Jair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido VictorNanny, como podes ver ver tenho um predileção por obras, digamos, em ruínas rs, espero não ter te assustado, faz parte do meu lado dramático, quando sem controle. Perdoar é minha única chance de sobreviver, só não sei se perdoar faz parta das escolhas da outra parte, enquanto isso vivamos. Obrigado, do mais profundo de meu coração tua iluminada presença, neste post tão obscuro de mim. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Caro Jair,
    Este é um texto para ser lido mais de uma vez, para que possamos meditar, e assim entender a mensagem com a sua inegável profundidade. Nesse texto ouvimos o grito necessário para que acordemos, e para que possamos ver certas “realidades” um pouco mais além do horizonte. Parabéns amigo, pela excelente escolha.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Pedro, sabes da honra que é recebe-o aqui no meu bloguinho, o que falo quando digo que uma visita faz um blogueiro feliz, fico muito feliz com sua visita...Nem para mim foi fácil permitir que este texto tenha tomado vida, não queria me perder no ódio que permeia todo o tempo, como se quisesse engolir o texto, mas tentei lutra com minhas foças de paz, de amor, eu tenho amor dr Pedro, só um pouco machucado...esta 'realidade' que o amigo me aponta, me diz, em leu, é a realidade que quero, queremos...amar cada vez mais os nossos, e amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Dr Pedro, obrigado, muito obrigado. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  4. As postagens continuam em grande e com grande intensidade por aqui!
    Os meus parabéns!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Rui, senhor de olhar de lince,quanto prazer em recebe-lo por aqui e sempre elegante nas palavras para com este bloguer. Meu gosto pela imagem passa pela fotografia, o que é feio, oque é belo, ruína é algo belo, ou já foi, ou a beleza da ruína seja sua lembrança da beleza do passado, enfim...divaguei com boa presença do amigo. Fico feliz com a continuação de um blog que gosto do nome, gosto do que postas e gosto do bloguer, um amigo além mar. Sempre meu muito obrigado meu bom amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Muito bom este post, bem criativo. Quero agradecer a sua visita e o comentário no meu blog. Quase sempre quando eu posto imagem tipo aquela, eu faço isso com ironia. É um pouco de humor para não ficarmos ranzinzas.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Arthur Claro é um imenso prazer recebelo por aqui, face tua versatilidade em postar não tem como eu não ficar curioso e sempre dar uma olhada, por vezes não me aguentar e deixar algum comentário...humor sente-se ao chegar em teu blog, já faz tempo que o sigo e aprecio, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Amigo Jair, olhei para essa foto (maravilhosa) inúmeras vezes. E lógico que fiz um parâmetro conosco. Estive pensando no ato de perdoar. Mas não adianta perdoar de boca pra fora, somos humanos e o perdão não se manifesta sempre - apesar de querermos. Algumas vezes acontece, outras não. Porém o melhor para nos mantermos bem, não virarmos esse escombro aí de cima, é se não conseguirmos perdoar, pelo menos ignorar, esquecer. Deletar do nosso pensamento o que nos incomoda, e quem nos incomoda. De certa maneira pode ser mais fácil. Se der para perdoar, melhor. Se não der para perdoar, riscar, cortar o mal pela raiz se faz necessário. Posso estar errada, mas não podemos nos enterrar vivo por causa dos outros.
    Grande abraço, amigo! Essa foto é impressionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, que bom encontrar estas palavras agora, o resultado deste post foi eu tendo tirar uma licença, me afastando do serviço por estes motivos e quantoa perdoar, tu tens razão, vendo agora daqui, da calmaria, não sei se perdoei e muito menos fui perdoado, foi um acordo de cavelheiro e dama nção cumprido, por ambas as partes, não sou tão inoscente, só não sou malvado assim, quer dizer, somos malvados quando preciso, afinal somos seres humanos. Por isso preciso de tratamento, reconheço meus problemas e até hoje, como dizes, como confiar nas pessoas, todos usaram contra mim meus próprios problemas, mas é meu ângulo, querendo ou não sempre nos defendemos, embora eu goste de de me autodestruir por vezes. Fico tão feliz e aliviado após conversar contigo, tua lucidez e forma de ver de lidar com as coisas, as minhas pelo menos me faz um bem, obrigado. Agora terei de ficar na calmaria por estes dias, com minha mãe e meu cachorro Teimoso (tá tão feliz coma minha presença). Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Teimoso tá junto? Maravilha... como gosto deles! Esses são leais!
    Curte bem tua Mami, esse amor é incondicional.
    Até.

    ResponderExcluir