quinta-feira, 18 de maio de 2017

OLHAR CEGO


Imagem relacionada

Ad infinitum...ao que parece nossa triste situação política do país, só morrerá quando não houver mais pedra sobre pedra, ou melhor, esta geração de políticos podres e corruptos não serem mais votados pelo pobre povo ignorante do Brasil. Incertos destinos e certos, talvez, determinados fins, de final. Mas eu sempre lembro do Collor, foi dado impeachment, e ele retornou nos braços do povo para o Senado. Não temos memória. Não temos respeito. Não temos compaixão. O lucro é tudo que se quer e se consegue das piores maneiras, como estamos vendo o que está acontecendo com nosso país. E no meio de tudo isso, meu grito de socorro é sufocado e minha mãe pode voltar para as trevas da catarata. E eu me perder dentro de mim...Era muita catarata, o sucesso da operação sucumbe no olho machucado. Outro olho, outra técnica, outra e última oportunidade de abrir uma brecha para a visão de minha mãe. Pedir a Deus ? Vender minha alma ao Demônio ? Não suportarei minha mãe cega, nos poucos anos que lhe restam de vida. Em minha família morremos cedo. Mas eu morreria sem ela e não suportaria a escuridão de seu olhar...pensar, sempre há uma saída, mas tem de ser rápido, senão a escuridão não terá mais volta, ad infinitum...

10 comentários:

  1. Acróstico

    Oh, loucura que a todos nós devora!
    Loucura de parlamentares de truz
    Homens onde grande madade mora
    Alguns ao modo dalguma avestruz
    Roubam sem vergonha a qualquer hora.

    Como pode inocente perder luz?
    E porque penalizar a senhora?
    Ganha algo quem ao cego conduz?
    Oh deuses, mandem catarata embora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu adorado amigo Jair Lopes, senhor de todas as palavras, uma "loucura que a todos nós devora", bem definiste o caos que nosso país atravessa. Adoro estes teus comentários poéticos...enquanto o Brasil não sabe que rumo toma, eu não sei que rumo tomar com minha mãe, na verdade sei, farei o impossível para que ela veja, nem que seja seus últimos tempos aqui na Terra, não saberei viver sabendo da escuridão dos olhos de minha mãe. Meu bom amigo, obrigado por estares aqui, compartilhando comigo desta angústia. Peço outro milagre para Deus, minha mãe é uma pessoa tão boa, sempre ajudou quem precisasse, farei o meu melhor para ajuda-la. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  2. Mas é isso, meu amigo Jair, enquanto muitos padecem, o dinheiro destinado à saúde e à nossa segurança (duas urgências no momento), vão pro brejo, ou seja, para os bolsos desses ladrões. Não acredito que um dia mude, acredito que possa melhorar, mas quando tiram um corrupto, dez entram no lugar. Nem preciso lhe falar da bomba atômica que estourou ontem no Brasil, você já viu e escutou. Que decepção!! Não ficará pedra sobre pedra... concordo.
    Dias melhores pra sua mãezinha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é minha angústia minha querida amiga Tais, este descaso com a saúde, e agora esta bomba sem solução, a não ser o cancelamento de qualquer convênio, ou possibilidade para ajudar o povo...ficaremos nas discussões políticas, jurídicas e tudo acabará como sempre, nada será feito ou cobrado destes bandidos que outorgamos com nosso voto para estarem onde estão. E neste furacão de mal administração, roubalheira descarada por nossas autoridades, minha mãe que não consegue uma cirurgia no Sus para eliminar catarata, agendada há mais de ano. Com bastante sacrifício consegui pagar uma particular, operou um olho, mas não está dando muito certo, ela tinha muita catarata, e o método que ele usou, segundo me disse, era de ponta, mas como tinha muita catarata, acabou por machucar, não se adaptando a lente usada nesta cirurgia, ela vê, mas confunde muito, as cores, e lacrimeja muito...querida amiga, a dor quando é da gente, eu consigo suportar, mas quando é de alguém que amamos, e a ajuda parece bem perto, ali, mas custa cara como toda saúde privada. Deus me dará forças. Uma amiga, que me ajuda, perguntou-me que Deus ? Eu tenho fé, acredito, senão já teria desistido há muito tempo da vida, mas não, eu quero, preciso ajudar minha mãe, depois não importa...obrigado querida amiga por estar presente neste post tão triste e angustiante. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Lamentável a situação que o povo Brasileiro passa. Mas tal como aí, também aqui a classe política não inspira confiança.
    Esses caras são eleitos para nos governar, mas na realidade, eles governam-se é a eles...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Rui Pires, naõ tá fácil viver neste mundo, e só temos este (por enquanto). Acho que o termo político é o mais odiado nestas bandas, agora f* geral, e o infeliz do presidente, que tomou o lugar da outra, não quer renunciar, era o mínimo que poderia fazer após este escândalo com provas concretas...infelizmente tens razão, esta gente vai para política se dar bem, não lutar pelo bem comum a todos os cidadãos. Sempre um prazer recebe-lo por aqui. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  4. Caro Jair
    meu amigo e parente brasileiro.
    Fiquei muito satisfeita quando li aquele texto cujo título é bem expressivo (o sorriso de minha mãe) e pensei escrever logo para festejar consigo o sucesso daquela cirurgia e o facto da sua mamã já poder ver. Eu cheguei a dizer-lhe que catarata era curável, e logo de seguida li que sua Páscoa tinha sido em alegria porque a sua mamã tinha recuperado e já via.Fiquei muito contente, mas fui mandriona e não escrevi.
    Hoje fiquei magoada, ao constatar que estão de novo em sofrimento.Pouca sorte mesmo. Mas não perca a esperança,porque poderá ser uma rejeição ao tratamento. Os olhos são sensíveis e, nem sempre a recuperação é imediata.
    Por cá também é um tanto igual; no particular é-se atendido no imediato, no publico fica-se na lista de espera.Mas parece-me que aí ainda é pior.
    A situação política aí no Brasil está má, muito má. As noticias estão cá chegando, e hoje a antena um, dedicou um programa que é habitual de uma hora.Os ouvintes telefonam e dizem a sua opinião, os seus receios. Estive a ouvir. Pessoas com conhecimentos e outros com negócios aí estabelecidos,não auguravam nada de bom. A corrupção é como a lepra contagia... Também ouvi o ainda Presidente a afirmar que está inocente e que não renuncia.
    Os politicos nunca admitem culpas,é o costume.

    Jaír, eu li todos os textos desta ultima folha. Muito bonitos, embora tristes. Revelam o que sente e eu compreendo e respeito, só lamento não poder fazer algo de concreto. Peço-lhe no entanto que agarre bem toda a sua coragem, que não pense em desistir do interesse por viver.A vida é um espaço de tempo e sempre tem um fim, para quê menospreza-la mesmo só por breves pensamentos?!
    Não Jaír, nada de pensar negativo. A sua mãesinha vai melhorar,vamos ter fé, e a boa disposição voltará de novo. Quando descer os 40 degraus vai ser forte e pensar que terá de o ser porque eles o esperam para os subir de novo.
    Desculpe pela minha escrita algo sem jeito, hoje não estou nos melhores dias. Contudo sou eu, com a mesma sinceridade de sempre.
    Aceite um abraço com os desejos dum amanhecer tranquilo.
    Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga e parente portuguesa com certeza, fico muito feliz com tua presença por aqui. Uma verdadeira saga a catarata de minha mãe, e sendo possível reverter farei tudo que estiver ao meu alcance para que ela veja. Com ela tem diabetes, demorou um pouco para cicatrizar a cirurgia, mas começa a andar no lado bom da vida, começamos a nos preparar (quer dizer, começar a juntar dinheiro). Como já sabes a situação triste da política brasileira, imagina a vida social, a saúde, a educação, por muito menos em qualquer país o povo iria para rua, para lutar, exigir, mas o povo brasileiro é passivo, não é pacifico, é passivo mesmo, vamos apertar o cinto até nos partirmos no meio, mas não lutaremos. Como dizem, só o crime é organizado neste país, inclusive os políticos, uma verdadeira quadrilha. Querida Dilita sou um tanto quanto dramático, já percebeste, pensamentos de morte sempre existiram em mim, mas a vida sempre ganha neste cabo de guerra, para minha sorte. Às vezes tenho vontade de me jogar escada abaixo, rolando 40 degraus, mas subir e descer é preciso, viver não é preciso (rs). Fico feliz e agradecido por ter uma amiga tão próxima mesmo estando distante, do outro lado do oceano. Tuas palavras sempre serão bem vindas e sempre me fortaleceram, sempre me amparando e me trazendo esperança. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Olha, as coisas estão de mal a pior, est
    ao péssimas, e eu sinceramente não entendo por qual razão disso tudo, porque as pessoas simplesmente não podem ser honestas!

    http://cumorcum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro Cleber, tua indagação é a mesma que eu faço...porque as pessoas não podem ser simplesmente honestas ? Assim como honestidade, outros valores estão perdendo o valor, sendo deturpados, vindo uma nova geração com um pensamento tosto e retrógrado...nossa ética, respeito, honestidade, tudo se perde no país que tem tudo ainda, apesar de estar sendo saqueado por anos e anos e anos. Naõ percamos a fé, meu amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir