sexta-feira, 5 de maio de 2017

QUEM TEM MEDO DE ROBÔ MAL ?


Resultado de imagem para ROBÓTICA
Estava eu atarefado com minhas coisas de trabalho, em uma manhã de raro Sol sereno, uma leve brisa, um dia perfeito de um bom Outono. Tenho quarenta degraus para encarar toda manhã, que faz parte de minhas funções, uma espécie de arauto do apocalipse, saio pelo prédio a entregar material de expediente, cartas, oficios, requerimentos, enfim, um traço da tecnocracia, uma burocracia louca e destruidora que nós seres humanos criamos, agora comandados pelo mundo virtual. Que chega contudo, oferecendo as mais incríveis possibilidades virtuais. Chega de papel ( as árvores agradecem). Chega de seres humanos, afinal os computadores estão sendo aperfeiçoados para nos substituir. Como vivemos praticamente na barbárie, onde a política suja o pouco que resta de dignidade do povo brasileiro. Mas não podemos reagir, afinal as leis estão aí para proteger o cidade e a sociedade, a busca da paz social. E não é o que vivemos hoje, nosso país, nossas cidades frequentam os piores ranks na violência, matança nos presídios, gays são mortos assim, simplesmente. E da saúde, a saúde não existe mais, estamos todos doentes. Mas nossos filhos estão viciados nesta nova onda. A virtualidade. Mas quem disse que é para o nosso bem as máquinas criadas pelo próprio homem. Não é de se admirar, se nos matamos com tanta facilidade e por nada. Respeito ? Palavra banida de nosso dicionário. E no redemoinho desses pensamentos, percebo uma movimentação no castelo onde trabalho, os lugares de repente, estavam vazios ou um e outro, trabalhando maquinalmente. Um curso para aperfeiçoar e implantar um novo sistema altamente virtual, o futuro chegando a galope nestes pampas. Foi então que percebi, sou carta fora do baralho, meu trabalho não carece aperfeiçoamento, já posso ser descartado, assim como fiz concurso para entrar, mas como o que faço um robô fará, não existe mais a necessidade de minha presença. Socialmente senti-me excluído por não ser chamado, assim como todo mundo que precisar deste serviço. Ou manobras um robô ou desiste e fuja para o campo, o mato, longe, longe de tudo aqui. Até que os robôs deem falta e começam a seguir, numa louca caçada, aos seres humanos. Enquanto isso, tomo meu chá, fico em silêncio, esperando o momento em que serei chamado, para dizerem que não precisam mais de meu serviço.

4 comentários:

  1. Rapaz, os robôs vem aí
    O que se fará do homem?
    Bem, o futuro eu não vi
    Ômega e o alfa somem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo querido Jair Lopes, senhor de todas as palavras...minha alegoria saída do mundo real para meus delírios ao escrever, tentar contar algo. Gostei mais do título, confesso, ficou meio confuso, admito, mas o assunto vivemos como nunca, isto da virtualização em todos os setores...nas fabricas de carros, não carecendo mais de muita mão de obra humana, um exemplo. Mas o futuro, a Deus pertence, eu no máximo tento desopilar minhas neuras com fatos corriqueiros da vida. Escrever me liberta dos sentimentos ruins que por obra do destino possa sentir. Obrigado meu bom amigo Jair Lopes por se fazer presente em minha vida real. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. E assim caminha a humanidade, a passos robotizados...

    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Frida, é verdade, a passos robotizados e sem vontade (pegando Lulu Santos). É inevitável a cibernética e a exclusão...OBRIGADO, é sempre um imenso prazer recebe-la neste bloguinho. Carinho respeito e abraço.

      Excluir