sexta-feira, 7 de julho de 2017

LOUCAS MELODIAS, PALAVRAS FEROZES


Resultado de imagem para UM PUNK NEGRO
Movimento Afro-Punk




No post anterior coloquei uma letra de música dos Inocentes, uma lendária banda punk brasileira, cujo vocalista e líder da banda é Clemente, um negro, o que me aproximou mais ainda do punk, que não era uma coisa só de branco. O punk me causou um grande impacto ao conhecer. Era uma cultura punk, mas para mim foi uma porta que se abriu para um garoto de 10 anos que procurava por algo, e o caminho era a leitura. Era no interior do Rio Grande do Sul, um estado tradicionalmente racista, que o digam os Lanceiros Negros na famosa Guerra dos Farrapos, que até hoje se conta em verso e prosa. Assim como a leitura marxista me ensinava que o proletariado nada teria a perder. Eu um filho de um proletário, aceitei estas palavras, até como desculpa. Mas como fazer...aos poucos foram chegando a mim imagens dos punks ingleses, e não era muito diferente de minha roupa, apesar da minha limpa. Eram dias cinzentos, rasguei nos joelhos meu jeans, minha mãe olhou e não disse nada, meu pai também. Um parêntese. Meus pais sempre me respeitaram e me permitiram a liberdade necessária para eu começar a me entender. Fecha parêntese. Mas no fundo era um dândi, encantado com uma nova forma de se fazer música, dois acordes e estaria feito um hit. Faça você mesmo. Os amiguinhos de infância se foram todos, eu estava só. Meu primeiro encontro com a solidão. Precisava fortalecer meus argumentos, saber o que se passava no mundo. E adentrei de vez no mundo da leitura, muito mais que por prazer, existia uma busca, um querer saber e conhecer, algo que só a leitura é capaz de fazer. Mesmo hoje com internet, não adianta ir olhando, dando likes, e acelerar tudo, querendo ver a próxima coisa, sem saber o que se passa neste exato momento. Ouvi as primeiras músicas, digamos, punk, e não era a melhor coisa do mundo, além do barulho que me agradava na época, louca melodia, palavras ferozes. Desde esta época invoco meu poeta quase que totalmente favorito, não fossem os outros monstros da poesia do Brasil e do Mundo, que adoro, Augusto dos Anjos, um poeta além do seu tempo. Ele já fazia letras/poemas punks nos primórdios da literatura brasileira. Já adolescente com uma pequena bagagem de leituras, encontro outros leitores, um grupo que se juntou, na desculpa de fazer teatro, e se fez, mas era uma necessidade mútua de ter pessoas que fossem pelo menos parecidas, com algo em comum, no nosso caso, era conhecimento, tanto abobrinhas como filosofia, poesia e prosa, buscávamos ser mais humanos, mais livres, e felizes e brincávamos de teatro: Verso Explícito. Onde consegui juntar o punk dentro de mim com a poesia de Augusto dos Anjos.