sexta-feira, 12 de abril de 2013

DIAS PIORES E TRISTES





Dias piores e tristes estão por vir, quando o sol se por e surgir no céu escuro um pedaço de lua minguante, envolta de nebulosidade, criando um ambiente propício ao infortúnio. O mal cheiro está no ar, alguns uivos ao longe, não se pode identificar, cães selvagens, leões, lobos ou ratos...a imaginação é fértil quando se esta com medo. Continuam os uivos.

Após desligar a televisão os telejornais continuam, como se seu cérebro estivesse aberto a todos os canais de televisão, e como no Laranja Mecânica não conseguia fechar os olhos,e a dor,a violência, a dor a violência a dor a violência exibiam toda sua volúpia, mostrando claramente dentro dessa escuridão que era chegada a vez da dor e da violência, agora não só vendida nos comerciais, agora aqui, ali, na tua esquina, na minha casa.

Acabaram de matar teu filho no portão de casa, chegou a ouvir o tiro fatal que arrebentou seu crânio ? Conseguiu continuar jantando ?

Dia desses foi encontrada mais uma criança numa lata de lixo, mas graças a Deus estava viva e será encaminha para adoção e terá uma segunda chance.

Um ex-lutador profissional, viciado em drogas, matou um garoto, batendo nele até morrer.

Um professora foi morta por um aluno na frente da turma, quando lecionava ciências físicas e biológicas.

Os pesadelos são os mesmos, dormindo ou olhando televisão, ou abrindo a janela e espiando para a rua:

“A violência travestida faz seu trottoir
Em anúncios luminosos, lâminas de barbear
Armas de brinquedo, medo de brincar
A violência travestida faz seu trottoir”  by Engenheiros do Hawaii

10 comentários:

  1. Mi querido Jair, Jair....esa es la vida, y así ha sido siempre... por desgracia. El ser humano evoluciona, crea, sabe utilizar las nuevas tecnologías...pero no aprende, no aprende, no aprende...! Soy muy pesimista con respecto a la gente...Sólo estoy bien con muy pocas personas.

    Te deseo un buen fin de semana en paz y rodeado de personas...no de bestias. Un abrazo muy cercano y sin tristeza, amigo mío.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Mercedes, Mercedes serás sempre muito bem vinda em meu coração e neste blog até ele completar 4 anos, quando pretendo tirar os comentários, como fez nossa amiga Rayuela. No teu blog por exemplo, não consigo abrir, logo não consigo te ouvir e te ver...e eu tou muito chato e depressivo, minha literatura barata não sei onde foi parar, essa overdose de realidade é muito cruél...tou também, cada vez mais isolado dos seres humanos, que a cada dia me parecem mais estranhos (também me acham estranho nesta cidade em que vivo, por pouco tempo, espero). Tenho sentido muito medo, medo da violência e esta cidade em que moro é muito violenta. Tenho vontade de respirar outros ares, outras circunstâncias, outros humanos...Muito obrigado querida amiga pela visita e comentário e já tou me sentindo melhor. Meu carinho meu respeito meu abraço.

    ResponderExcluir
  3. Algumas coisas sempre se repetem na história do mundo. Guerras, epidemias, violência... é o Eterno Retorno....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Bela, visitas assim me fazem esquecer um pouco este caos em que v ivemos, obrigado amiga, tua presença alegra minha vida...será que será sempre assim, ad infinitum até o grande final, se é que haverá algum ? Minha querida, meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  4. que la poesía nos salve,jair querido

    abrazos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia minha maga das palavras, o prazer é imenso em te-la por aqui, é uma visita que muito me honra (saiba que teus poemas, estou lendo os antigos do teu blog, me tocam profundamente, como se eu conseguisse atravessar espelhos e ver melhor os sentimentos que sinto e não consigo traduzir). Faz tempo que tento colocar na minha cabeça e em meu ser bem dentro de mim, que só a poesia nos salvará. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  5. Os sonhos mudam
    Os pesadelos continuam os mesmos...
    Até quando??

    Abraço, caro Jair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta Anderson, até quando ? Como se fosse um ciclo de horroes, realmente nossos sonhos mudam, buscamos outras coisas, conhecemos novas, mas o pesadelo em que vivemos hoje, parece o mesmo de ontem e quiça o de amanhã. Muito obrigado pela visita, e como disse minha amiga Silvia, só a poesia nos salvará, então meu amigo poeta, na hora da slvação não esqueça de mim. Meu carinhomeu respeito meu abraço.

      Excluir
  6. Triste mundo louco que a violência cada vez mais toma conta.

    ResponderExcluir
  7. Minha amada Juliana, tenho tanta afinidade contigo que me assusto, adoro nossos papos sobre música, isto realmente me faz feliz...enquanto isso driblamos a violência e continuamos a viver. Obrigado por existir e por obra de Deus te colocares próximo a mim. Meu carinho meu respeito meu abraço.

    ResponderExcluir