segunda-feira, 1 de abril de 2013

QUERIA QUERER GRITAR SETECENTAS MIL VEZES




PODRES PODERES
Caetano Veloso


Enquanto os homens exercem seus podres poderes


Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos

E perdem os verdes somos uns boçais



Queria querer gritar setecentas mil vezes

Como são lindos, como são lindos os burgueses

E os japoneses mas tudo é muito mais



Será que nunca faremos senão confirmar

A incompetência da américa católica

Que sempre precisará de ridículos tiranos?

Será, será que será, que será, que será

Será que esta minha estúpida retórica

Terá que soar, terá que se ouvir por mais mil anos?



Enquanto os homens exercem seus podres poderes

índios e padres e bichas, negros e mulheres

E adolescentes fazem o carnaval



Queria querer cantar afinado com eles

Silenciar em respeito ao seu transe, num êxtase

Ser indecente mas tudo é muito mau



Ou então cada paisano e cada capataz

Com sua burrice fará jorrar sangue demais

Nos pantanais, nas cidades, caatingas e nos gerais

Será que apenas os hermetismos pascoais

Os toms, os miltons, seus sons e seus dons geniais

Nos salvam, nos salvarão dessas trevas e nada mais?



Enquanto os homens exercem seus podres poderes

Morrer e matar de fome, de raiva e de sede

São tantas vezes gestos naturais



Eu quero aproximar o meu cantar vagabundo

Daqueles que velam pela alegria do mundo

Indo mais fundo tins e bens e tais



12 comentários:

  1. Obrigada pela visita! Adoro essa música!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que tenho de agradecer pela visita, pois foi através do nome do teu blog Confissões Ácidas (genial) que encontrei no blog do meu amigo prof. Elian, e chegando lá adorei teu texto, a forma como desenvolve, é uma boa leitura, espero te ver mais por aqui, assim como passareia vistá-la Dama das Cinzas. Meu carinho meu respeito meu abraço.
      Também adoro esta música e o restante da obra deste ser mais que iluminado Caetano.

      Excluir
  2. Mi querido Jair, Jair, me gustan mucho tus posts con la letra-poesía de una canción...Los tres versos finales tienen para mí la máxima importancia, en un momento en el que ya no creo en el ser humano... sino sólo en algunas pocas personas. Tú eres una de ellas.

    Te envío setecientos mil abrazos lejanos-cercanos, sin gritos, con una gran sonrisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes, Mercedes é motivo de muitas alegrias no meu coração tua presença por aqui...eu gosto de postar também, pois amo música e minha memória afetiva esta cheia delas. Este é de um artista que amo muito, é um genio, canta maravilhosamente bem e compõe como poucos, esta música é de um tempo atrás, mas continua tão atual seu texto, a mensagem. O título da música já é um tapa na cara, e o que vivemos hoje, só me faz pensar uma coisa, este artista é um visionário, pois os podres poderes já fedem hoje. Aqui ter poder significa, eu posso e quero e tenho, enquanto que ao próximo, nada, e o que acho mais terrível é que isso se dá muito na esfera pública, o que acho um absurdo, mas existe um pensamento infeliz aqui, que quem consegue passar para um grande cargo público, não se orgulha e não faz disso seu trabalho honesto e humilde, pelo contrário, tornam-se arrogantes e prepotentes (vivo esta realidade - sic.).
      Eu também querida Mercedes, Mercedes quero aproximar o meu cantar vagabundo pelos que velam pela alegria do mundo (LINDOS VERSOS, NÃO? E enquanto estivermos sintonizados no bem, nas pessoas de bem, os parentes e amigos que amamos e nos amam, o mundo terá uma chance de salvar-se, e nós também.
      Meu carinho meu respeito meu abraço e setecentas mil vezes de desejos de paz no teu coração.

      Excluir
  3. Olá Jair meu amigo
    Infelizmente os homens continuam exercendo seus podres poderes, e fazendo o povo de vítima de seu próprio voto.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido prof. amigo e poeta Elian, me acostumas mal aparecendo sempre rs amo isso, meu coração sempre será um porto para tuas chegadas... e isso meu amigo, tu como eu consegue ver e me entender, fazendo estas conexões, tudo está interligado de alguma forma, e sabemos...num blog que visitei outro dia, aliás, através do teu blog (gosto disso), ela apresentava umas fotos da seca, enfim, num dos comentários o blgueiro dizia das mazelas já conhecidas da seca no mordeste, ouço desde sempre, sempre houve seca, sempre se pagou para que aquele povo não sofresse e sempre se votou, e sempre se votou enquanto os homens exercem seus podres poderes, e Caetano traduz em meldia, ritmo, poesia, música, praticamente páginas de nossa história (me parece João Bosco e João Cândido - divagando), e não aprendemos, pior, estamos desaprendendo, deevoluindo, voltana à barbárie. Tão bom ter este dedo de prosa, tá tão difícil prosear por aqui, não é só a distãncia internética, existe entre meus próximos do momento, um abismo intelctual, cultural não a mais não a menos, simplesmente um abismo, um buraco, então resgato e exercito esta necessidade conversando assim, muito obrigado amigo por permitir com teu comentário, meu comentário do comentário rs. Esta criação é minha amiga Rosana Souza do blog Asas da Liberdade, saudade dela. Obrigado meu amigo, a caetanar na vida e na blogosfera. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  4. Tenho medo desses gestos naturais,
    tantas vezes repetidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo querido Herculano Neto, a repetição desnaturaliza, mas enfim, devo iniciar dizendo de uma grande alegria que senti comentando em teu blog, no post sobre Raul Seixas, foi tão bom que li um comentário, interessante, li outro e outro e todos e um lá pelas tantas um me chamou a atenção pelo dito e fui ver a origem, era o blog Dulcíssima Prisão, do único Caetano Veloso, e ao comentar com um amigo meu, o Jaca, me dei conta da importância (para mim) de tal feito. Para eu, um pobre mortal, ter um comentário junto com Caetano e os outros, pois os comentários estavam ótimos no geral, é muito legal e sabe o que isso significa, absolutamente nada (diria Tadeu Schmit). Mas é muito legal. Caetano tem uma obra digna de um grande artista, que é, já postei outra letra-poesia como diz Mercedes, Mercedes de Caetano que acho uma obra prima, aliás é meio redundante pegar uma música do Caetano e dizer que é uma obra prima, são tantas, tantas, enfim - O QUERERES, acho perfeita.
      Mas Podres Poderes, de 1984, estava no auge de minha juventude e rebeldia (dentro do possível e correto pra não machucar meus pais), transição do militarismo para a democracia neste país, e começava a se descurtinar uma podridão até então encoberta e todos os maus resultados desse ti tirano de governo, estava tudo ali, e na minha linguagem, era pop, era mpb, era música, era Caetano Veloso já influenciando na minha vida, na minha geração. Acho isso o mais importante no artista compromissado com sua arte verdadeira, embora admiro Lobão que sempre alfineta Caetano (mas Caetano o perdoa e eu consigo ver o que cegos de paixão não conseguem). Valeu. Só tenho a te agradecer por existir e conseguir reunir tantas pessoas legais, inclusive Caetano e Chico Cesar ao teu redor e euzinho poder partilçhar disso. OBRIGADO. Meu carinho meu respeito meu abraço. E vamos CAETANEAR O QUE HÁ DE BOM.

      Excluir
  5. Queria gritar setecentas mil vezes:
    Somos uns boçais!!!!!!!

    Belo post, meu caro!! Viva Caetano!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva Caetano, querido poeta Anderson que me brinda mais uma vez com sua doce e poética visita. Somos meio burros, teimosos, mas não queremos o mal, acho que o boçal sempre deseja o mal ao próximo, até por suas atitudes que nunca pensam no bem comum, então acho que não somos boçais. O que tem Caetano não poderia ser outra coisa senão belo. Fico sempre muito feliz com este s contatos, seja sempre bem vindo. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  6. a arte de esconder mensagens em poesias musicais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu chamaria dom, mais que arte, o que Caetano possui, ele tem o poder da palavra, e a mágica, pois faz dessa palavra música, e nos hipnotiza, nos ilumina, nos faz sonhar, desejar querer amar e viver. Nos ajuda a entender-mos melhor o que nos cerca, o nosso tempo, nossa história. Querida Bela, tua presença engrandeçe minh alma e ilumina este blog. Te visitei,e sempre Masria Luiza me surprendendo. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir